20/05/2014
Jornal da Paraíba, em 20 de maio de 2014

POLÍTICA
Matéria do Jornal da Paraíba

TJPB vota proposta de eleição para escolha de mesa diretora da Corte

 

Pedido de eleições diretas foi reafirmado no dia 31 de abril pela Associação dos Magistrados da Paraíba e do Brasil

.

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vota amanhã, durante sessão do Pleno, a proposta de eleição direta para que os juízes de 1º Grau possam participar da escolha da mesa diretora da Corte. O pedido de eleições diretas foi reafirmado no dia 31 de abril pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Processo Administrativo nº 343.238-6. Na ocasião, juízes e desembargadores apresentaram o requerimento pela democratização do Judiciário, por meio da alteração do regime interno.

Na tarde de ontem, o juiz Horácio Melo, presidente da AMPB, compareceu novamente ao TJPB, reforçando, junto à presidência do Tribunal, o requerimento. Ele enfatizou o “grande e imprescindível interesse da magistratura paraibana no tema, observando o inegável clamor de toda a classe para apreciação e aprovação célere do pleito em referência”. Na oportunidade, Horácio foi informado de que o requerimento estará em pauta na sessão administrativa do pleno, que começa às 14h.

"Este será um momento histórico para o Judiciário paraibano. A AMPB pede para que todos os juízes da Paraíba compareçam à sessão ou se comuniquem com os desembargadores, para mostrar a importância e a necessidade do tribunal instituir as eleições diretas. A democratização do Poder Judiciário vem movimentando a magistratura nacional e está em evidência em todas as unidades federativas", afirma.

No dia 31 de março, todas as associações de magistrados estaduais, federais e trabalhistas do país protocolaram requerimentos administrativos. Atualmente, somente os desembargadores — apenas 17% dos magistrados nacionais — podem votar nas eleições para a presidência das Cortes.

 

Jornal da Paraíba




© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253