14/11/2014
Site Paraíba Online, em 13 de novembro de 2014

Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2014 13h13
Presidente da AMPB pede união e valorização do 1º Grau a nova mesa diretora do TJPB
Em discurso proferido logo após a escolha da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba, na tarde desta quarta (12 de novembro), o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Horácio Melo, parabenizou os eleitos e aproveitou a oportunidade para expressar posicionamentos da magistratura para a melhoria do Judiciário.

Foram eleitos os desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque (presidente), José Ricardo Porto (vice-presidente), Arnóbio Alves Teodósio (corregedor-geral de Justiça). Também foi eleita, por aclamação, a desembargadora Maria da Graças Morais Guedes, para a Escola Superior da Magistratura (Esma). Todos serão empossados no dia 2 de fevereiro de 2015.

Horácio Melo pediu aos eleitos que olhem para o primeiro grau de jurisdição, “contemplando todo o valoroso trabalho que vem sendo realizado pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle pela priorização deste setor, pois a melhoria do Judiciário tem que passar necessariamente pela valorização do 1º Grau”, expôs o presidente da AMPB.

“Passado o processo eleitoral, vamos olhar todos para o Judiciário. Chegou a hora da união, de mostrar que o Judiciário está acima de qualquer processo eleitoral”, disse.

O representante da magistratura enfatizou ainda que o Judiciário está passando por um momento de extrema dificuldade.

“Estamos recebendo críticas das mais variadas. Só tenho a lamentar o comportamento que está sendo apresentado pelos servidores do TJPB. Não discuto o direito que os servidores tem de criticar e reivindicar, mas eles devem respeitar os direitos garantidos da magistratura, já que são todos de acordo com a Lei, dentro da legalidade e moralidade”, observou Horácio Melo.

“Nós magistrados nunca, em tempo algum, apresentamos qualquer crítica ou promovemos embaraço aos direitos dos servidores, pelo contrário, sempre lutamos e apoiamos as suas reivindicações”, completou o magistrado.

“Pedimos que eles repensem o comportamento ora adotado e colaborem com o diálogo para a construção de um novo Judiciário. Aliás, é bom que se diga que quando a AMPB luta pelo bem estar do 1º grau de jurisdição, os servidores também estão incluídos neste contexto. Precisamos, portanto, nos unir”, concluiu Horácio.

Democratização

Pela primeira vez na história do Judiciário paraibano, houve a disputa do cargo para presidente do TJPB entre três candidatos. Emocionado, o desembargador Marcos Cavalcanti agradeceu a confiança de seus pares e reconheceu que a transformação vivida pelo Judiciário brasileiro lhe impõe maior responsabilidade.

“Foi uma sessão histórica, onde quebramos uma tradição de 123 anos, onde todos escolhiam o mais antigo. Hoje, houve discussão. Democracia não é o sistema da totalidade, mas da maioria”, defendeu o desembargador eleito.

O presidente da AMPB também falou sobre a democratização em seu discurso e afirmou que “o Tribunal teve dia histórico, demonstrando o primeiro sinal de que a perspectiva da democracia vai chegar a este Poder”, declarou.

“Queremos mais, queremos que num amanhã não muito distante estejamos todos nós, juízes e desembargadores, escolhendo, pelo voto direto, a mesa gestora do TJPB. De qualquer forma, este foi o primeiro passo para implementar a plena democracia no Judiciário paraibano”, comemorou Horácio Melo.

Por fim, o magistrado desejou sucesso a nova mesa diretora e apoio na luta para se resgatar cada vez mais a credibilidade do Judiciário.

*Com informações do TJPB

Fonte: Da Redação com Ascom
Paraíba Online




© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253