27/11/2014
36ª edição do Fonaje discute inovações nos Juizados Especiais


Experiências inovadoras que resultem em maior eficiência da prestação jurisdicional é o tema do XXXVI Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), aberto nesta quarta-feira (26 de novembro), em Belém. Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o presidente da AMB, João Ricardo Costa, o presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, desembargador Milton Nobre, e a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desembargadora Luzia Nadja Nascimento.
 
“Aqui estão reunidos todos os juízes brasileiros que atuam com os Juizados Especiais e, como a demandas deles é cada vez maior e diversificada, desse encontro sempre saem ideias inovadoras”, afirma João Ricardo, que fará na manhã desta quinta-feira (27) palestra sobre a complexidade do litígio contemporâneo.
 
Na conferência de abertura do fórum o professor José Henrique Mouta, mestre, doutor e pós-doutor em Direito, falou sobre as inovações do projeto do novo Código de Processo Civil, que aguarda votação no Senado, no sistema dos Juizados Especiais.
 
Histórico  
 
O Fonaje foi instalado no ano de 1997, sob a denominação de Fórum Permanente de Coordenadores de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Brasil, e surgiu da necessidade de se aprimorar a prestação dos serviços judiciários nos Juizados Especiais, com base na troca de informações e, sempre que possível, na padronização dos procedimentos adotados em todo o território nacional. Os Juizados Especiais Cíveis foram criados para conciliar, julgar e executar causas de menor complexidade, permitindo soluções de conflitos cotidianos de forma rápida, eficiente e gratuita.
 
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253