14/08/2014
AMB comemora 65 anos


A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou, em parceria com os Correios, selo comemorativo para celebrar seus 65 anos. Foram impressas 324 peças. Além disso, a entidade expõe uma linha do tempo em sua sede, em Brasília, que destaca os principais fatos que marcaram a trajetória da instituição. O material, incluindo um vídeo, será exposto no site da associação. 
 
Da década de 1950, um dos destaques é o documento assinado pelo então presidente Getúlio Vargas que considera a AMB instituição de utilidade pública. A linha do tempo mostra ainda as diversas participações de integrantes da associação em eventos nacionais e internacionais de juízes, que sempre ressaltaram a importância da independência e autonomia da magistratura.
 
Nesses 65 anos, a AMB testemunhou momentos marcantes para o país nos âmbitos político, econômico e social. A entidade que congrega 14 mil juízes participou de muitos destes fatos e foi protagonista de outros, como a luta pela independência e fortalecimento do Poder Judiciário, os movimentos contra a corrupção, por eleições limpas e pela transparência na administração pública e as bandeiras de reafirmação da cidadania.
 
A linha do tempo mostra, por exemplo, uma das ações da AMB que foram fundamentais para o combate ao nepotismo no Judiciário. Em 2005, a associação ajuizou uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a Corte validasse resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proíbe a contratação de parentes de magistrados em cargos de confiança nos tribunais.
 
As campanhas lançadas pela instituição também estão expostas na linha do tempo. Entre elas, a intitulada “Mude um destino”, de luta contra a adoção ilegal de crianças, e a “Justiça e Cidadania se aprendem na Escola”, que aproxima os magistrados da comunidade escolar.
 
As atuais lutas, como a de reconstrução da carreira e valorização da magistratura, contra o uso predatório da Justiça e o excesso de recursos no Judiciário também são destaques. Além disso, a associação encampa outras bandeiras em defesa da sociedade, como a de combate à corrupção e do voto consciente nas eleições. 
 
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253