27/06/2016
Alunos do Acre conhecem a cartilha Cidadania e Justiça na Escola


A manhã do último dia 24 de junho foi diferente para os alunos da Escola Municipal Professora Mauricilia Santana, na zona rural de Rio Branco. As lições, dessa vez, foram fora da sala de aula e com um conteúdo voltado para a cidadania. Teve peça de teatro, música, mágica e uma conversa com juízes e autoridades do Acre.
 
Assim foi o lançamento da cartilha Cidadania e Justiça na Escola na capital do Acre. A vice-presidente de Integração da AMB, Nartir Weber, e o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Giordane Dourado, explicaram às crianças o que elas vão encontrar na revista. “O material trata daquilo que é mais impactante na vida de vocês. Vocês vão aprender o que é e o que fazer em situações como bullying, questão de gênero, violência doméstica, a divisão de poderes, o que faz um juiz e tudo que envolve o dia a dia de vocês e que os torna cidadãos”, disse Nartir. A magistrada destacou que a cartilha já alcançou mais de 13 milhões de alunos no Brasil todo e vem agora em uma versão moderna e remodelada.
 
Giordane trouxe exemplos práticos para as crianças. “Este é um ano de eleições. Vamos escolher prefeito, vereadores. E vocês sabem o que eles e outras autoridades fazem? Nesta revista em quadrinhos vocês vão encontrar isso e muitas outras informações sobre os deveres e direitos de cada um”.
 
O papel de formar cidadãos responsáveis também foi destacado pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Cezarinete Angelim, e pela corregedora-geral de Justiça, Regina Ferrari. “Só é possível mudarmos o Brasil por meio da educação, que forma os homens. Por isso, essa iniciativa da AMB é tão importante”, afirmou Cezarinete. “Espero que vocês aproveitem este conteúdo e tenham em mente que devemos repudiar as injustiças e que só pelo diálogo podemos solucionar conflitos”, concluiu Regina.
 
O prefeito e o vice de Rio Branco, Marcos Alexandre e Márcio Batista, respectivamente, falaram sobre suas responsabilidades enquanto autoridades da cidade. “Quem trabalha na prefeitura tem que ser o primeiro a acordar e o último a dormir. Temos esse compromisso com a população e vocês, cidadãos, podem e devem nos cobrar”, disse o prefeito. Márcio, que também é secretário municipal de Educação, demonstrou a gratidão pelo projeto estar em Rio Branco. “Nossa parceria com a Justiça é formidável”.
 
Representando a escola, o professor Jarder Acosta também agradeceu a oportunidade e sintetizou o espírito da revista. “Precisamos sempre ser justos”. Os alunos ainda se divertiram com teatro, música, dança, mágica e com a presença dos bonecos que representam a revista: Brasilzinho e deusa Têmis. Tudo preparado especialmente para o lançamento da cartilha Cidadania e Justica na Escola em Rio Branco.
 
Revista Cidadania e Justiça na Escola
 
Sucesso de público há mais de uma década, a cartilha foi idealizada para promover contato direto entre estudantes e professores do ensino fundamental com o Poder Judiciário. A publicação aborda vários temas que envolvem o Judiciário com linguagem simples e ilustrações do cartunista Marcos Vaz. São assuntos como o bullying, Lei Maria da Penha, relações homoafetivas, alienação parental e guarda compartilhada. Para mais informações, visite o hotsite.
 
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253