28/07/2015
Debate marca o penúltimo dia de atividades dos 25 anos do ECA


Na manhã dessa segunda-feira (27 de julho), aconteceu no auditório do Fórum Cível de João Pessoa mais um evento em comemoração aos 25 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA); uma mesa de debate com o temática “Conjuntura Política, Econômica e Cultural”, promovida pela Universidade Federal da Paraíba/Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, com apoio das Redes de Proteção à Criança e ao Adolescente.
 
Participaram do evento o coordenador da Infância e Juventude do Poder Judiciário estadual, o juiz Adhailton Lacet, o vereador Fuba, o deputado federal, Luiz Couto, a promotora da Infância e Juventude, Soraya Scorel, o procurador do trabalho, Eduardo Varandas, o representante do Unicef, João Cândido, além da presença da adolescente do Protagonismo da Infância e Adolescente, Emanuelly Fiel, e de outros integrantes em defesa dos Direitos Humanos.
 
De acordo com coordenador da Coinju, juiz Adhailton Lacet o ECA é uma legislação de Vanguarda, e muito já se avançou nesse segmento. No entanto, o estatuto precisa de apoio das políticas públicas para que os direitos fundamentais das crianças e adolescentes sejam garantidos.
 
Para coordenar a mesa de debates, foi convidado Lorenzo Delani, da Rede Margarida Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (REMAR). Ele ressaltou que o debate foi bastante significativo, considerando o atual cenário político-econômico do Brasil.
 
“Os debatedores colocaram de forma bastante clara, as dificuldades e o retrocesso político cultural encontrados no Congresso e nas mídias sobre os Direitos Humanos e a Redução da Maioridade Penal. Então, hoje refletimos juridicamente e politicamente sobre a conjuntura atual do país. Precisamos avançar na legislação do Estatuto, na efetivação de políticas públicas nas várias áreas, tais como educação, saúde e também nas medidas socioeducativas”, explicou Lorenzo.
 
Na próxima quinta-feira (30) serão encerradas as atividades em comemoração aos 25 anos do Estatuto, com o Festival Municipal ECA no ambiente Escolar, que acontecerá na Escola Durmeval Trigueiro Mendes, no bairro do Rangel na Capital.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253