21/04/2014
Desembargador Marcos Cavalcanti vai lançar livro sobre história da Academia Paraibana de Letras


O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário paraibano, vai lançar no próximo dia 15 de maio seu novo livro “Historiografia da Academia Paraibana de Letras”, às 18h30, no auditório da Academia. Quem vai fazer a apresentação é a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz. O autor é integrante da APL.
 
Quem assina o prefácio da obra do magistrado Cavalcanti é a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. E a apresentação tem o crivo do cineasta, escritor e jornalista Wills Leal.
 
A obra, com 620 páginas, é o resultado de uma pesquisa feita pelo autor, que fez o levantamento da história da Casa de Coriolano de Medeiros, desde 14 de setembro de 1941, data da sua fundação. Um trabalho minucioso visitando bibliotecas – da Academia, do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. “Pesquisei também em jornais da época, A União, O Norte, o Correio da Paraíba, na Revista da APL. Fiz uma pesquisa muito profunda e cheguei a conclusão que estava na hora de colocar tudo no papel”.
 
O livro “Historiografia da Academia Paraibana de Letras” é divido em 51 capítulos. Do primeiro até o 11º capitulo o autor narra a história do Jardim de Academus, desde a sua fundação por Platão na Grécia e o registro da história da Academia aqui, na Paraíba, até a sua função, a sua Revista, o seu memorial Augusto dos Anjos (que é o patrono da Cadeira número 1), além dos capítulos sobre a Biblioteca Presidente Álvaro de Carvalho e os símbolos daquela casa de cultura.
 
“Quando chegamos ao capítulo número 12, começamos a narrar as 40 cadeiras, uma por uma, biografando desde o patrono, até o ocupante do dia de hoje. Ou seja, o livro traz a biografia de todos que passaram pela nossa Academia”, comentou o autor.
 
Segundo o desembargador, o nosso Estado foi o último a ter sua Academia no país. “A nossa foi fundada em 1941, é uma Academia nova. Tem cadeira que já teve seis ocupantes e tem cadeira que está no segundo ocupante”, relatou o acadêmico Marcos Cavalcanti, que ocupa a cadeira 17, que tem como patrono o filósofo do Direito e politico, Gama e Melo, e o último ocupante foi o jurista e político Joacil de Britto Pereira.
 
Está lá no livro de Cavalcanti que a primeira mulher a ter assento na Academia Paraibana de Letras é a escritora campinense, Elizabeth Marinheiro e, a última, é a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti.
 
De acordo com o autor, seu livro deverá servir para pesquisas, para que a nova geração que não conhece a história da Academia Paraibana de Letras tenha acesso as informações históricas.
 
“Esse livro vai oferecer de uma forma fácil, já pesquisada toda história da nossa Academia. Está lá, por exemplo, o relato dos dez intelectuais que fundaram a Academia. Tem um capítulo que eu falo das sedes por onde ela passou. Ela foi fundada numa sala da Biblioteca Pública do Estado, na Rua General Osório. Depois os imortais começaram a se reunir na casa do Cônego Mathias Freire, também na residência do presidente Álvaro de Carvalho. E mais: outras reuniões aconteceram numa sala do Teatro Santa Roza e, por último, na gestão do presidente Oscar de Castro (que era médico), e que adquiriu com ajuda de muitos amigos da Academia e dos acadêmicos a Casa onde hoje é a nossa Academia – de estilo colonial muito bonita”, informou.
 
Mais obras – Já está no prelo o novo livro do desembargador Marcos Cavalcanti, a história do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que deverá ser lançado em breve.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253