26/11/2015
Entrosamento entre Judiciário e os Poderes constituídos beneficia população de Ingá e região


A juíza Alessandra Varandas, Titular na comarca de Ingá, faz questão de manter um bom diálogo entre o Judiciário, Ministério Público, Poderes Executivo e Legislativo das cidades. "Formamos uma parceria e, deste modo, todos se ajudam para solucionar os problemas da comunidade”, afirmou a juíza que também assume a diretoria do Fórum da comarca.
 
A construção da cela dos albergados na cadeia pública de Ingá, o carro para uso exclusivo do Conselho Tutelar de Ingá e a futura Casa de Acolhimento Institucional na cidade são exemplos da dedicação de Alessandra. A atenção aos problemas da comunidade e a capacidade de conciliação e diálogo da magistrada contribuem para a solução de problemas enfrentados pela população desses municípios localizados na região metropolitana de Campina Grande.
 
Sem Assessor de Juiz à sua disposição, Alessandra acumula as 1ª e 2ª Varas Mistas, o que significa assumir cerca de 2700 processos sozinha, além de responder pela Vara Eleitoral. Ela digita as próprias audiências, permitindo que servidores assumam outras atividades na Unidade, como atendimento às partes e advogados, juntada de documentos aos processos, além do cumprimento dos despachos e sentenças, com maior celeridade.
 
“O Conselho Tutelar de todo município deve ter um veículo a seu dispor. Como em Ingá não tinha, oficiei ao prefeito para que o providenciasse. O mesmo alegou que não dispunha de verba para esta finalidade. Indaguei se a prefeitura não teria algum carro para conserto, então o secretário de transporte da cidade logo apresentou um em condições para isto, o que foi realizado com ajuda do Judiciário, que arcou com as despesas utilizando as verbas de transações penais”, explicou Alessandra. A magistrada determinou ainda que este carro ficasse exclusivo para uso do Conselho Tutelar, sendo devidamente identificado.
 
Também através do diálogo com os prefeitos, a juíza viabilizou a construção da cela dos albergados na Cadeia Pública da cidade de Ingá.  “Os presos do regime semiaberto e aberto têm contato direto com os do regime fechado e provisório, comprometendo a segurança. Verifiquei que havia espaço para construção de uma cela para o albergue no mesmo terreno em que funciona a cadeia. Entrei em contato com as autoridades responsáveis e colocamos em prática o projeto que está para ser concluído”, comentou a magistrada. Ela acompanha de perto a obra, que também recebeu investimento da reserva das verbas das transações penais.
 
A inauguração da Casa de Passagem para crianças e adolescentes deve ocorrer em janeiro de 2016. Com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, o local é destinado ao abrigo de menores em situação de vulnerabilidade social. “Os municípios que fazem parte da comarca de Ingá não possuem uma casa destinada a esta finalidade. Reuni autoridades interessadas em resolver esta carência, como prefeitos, presidentes das câmaras municipais, vereadores, secretários de ação social, advogados, entre outros, que abraçaram a ideia juntamente comigo”, revelou a juíza, que encampou o projeto. “Não terei mais que solicitar vagas em casas de abrigo de cidades vizinhas, além disso, estarei mais próxima para realizar meu trabalho de reintegração dos menores às famílias”, comemora Alessandra.   
 
Como diretora do Fórum, Alessandra Varandas implantou o “Cantinho da Criança”, destinado à recreação de filhos das partes ou testemunhas que participam de audiências.
 
Para motivar servidores, ela modificou o local de trabalho, ampliando espaços, trocando móveis, instalando novos aparelhos condicionadores de ar, com o apoio do Tribunal de Justiça.   “A organização motiva o bom trabalho”, disse a juíza.
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253