30/07/2015
Fórum Criminal da Capital terá policiamento reforçado durante audiências de réus-presos


A partir de segunda-feira (03 de agosto), o Fórum Criminal “Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Mello” terá sua segurança reforça em todos os dias da semana que houver audiências de réus presos, naquela unidade judiciária. A decisão se deu durante reunião provocada pelo Diretor do Fórum, juiz Geraldo Emílio Porto, e pelo juiz Adilson Fabrício, da 1ª Vara Criminal da Capital, com representantes de comandos militares e de forças táticas do Estado.
 
O Coordenador de Gerência de Força Tática (GESIPE), Alexandre Rodrigues, informou que a gerência irá atender ao pleito do Diretor do Fórum, no que diz respeito ao traslado de réus presos que vão participar de audiências. A gerência passará, a partir de segunda-feira, a se responsabilizar em dar uma segurança ao local, disponibilizando 25 policiais durante toda a semana (segunda a sexta), e 29 homens nos dias de pico ( terças e quintas).Também ficou acordado que serão disponibilizados mais agentes penitenciários para contribuir na movimentação dos apenados.
 
A ação conjunta, de acordo com o coordenador da GESIPE, irá solucionar um dos problemas cruciais enfrentados pelo 1º Tribunal do Júri da Comarca da Capital durante as audiências, que era a ausência dos presos no dia e hora determinados pela Justiça, em que os apenados não compareciam por falta de um planejamento e de um efetivo baixo e de viaturas para o transporte dos réus. “Esses problemas estão sendo sanados, corrigidos e esperamos atender todas as necessidades do judiciário paraibano”, ressaltou.
 
O comandante da Região Metropolitana (CPRM ), Coronel Lívio, disse que antes o preso, ao chegar no Fórum, ficava sob a responsabilidade dos agentes penitenciários e, no retorno, a escolta era feita pela policia militar. Com a decisão de hoje, ficou acordado que o sistema penitenciário fará a escolta e, a policia militar e um grupo de agentes penitenciários, fará o seu transporte para as varas onde vão acontecer as audiências. No final, o sistema penitenciário retorna o preso para a unidades prisionais.
 
O diretor de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba, Coronel Gilberto Moura, ressaltou que a reunião foi importante por ter viabilizado o incremento de mais policiais e de agentes penitenciários às audiências de réus-presos do Fórum Criminal da Capital, reforçando ainda mais a segurança no local. Ao final, ele elogiou a iniciativa dos comandas da 1º e 5º Batalhão de Polícia Militar do Estado, pela medida adotada, bem como da Gerência de Força Tática.
 
O juiz Adilson Fabrício alguns constrangimentos registrados na 1ª Vara Criminal da qual ele é titular. O magistrado disse que suas audiências nunca foram realizadas por que os réus-presos nunca compareciam na hora marcada.
 
Já o Diretor do Fórum, Geraldo Emílio Porto, se disse satisfeito e que as mudanças serão importantes para a unidade judiciária, “a partir do momento em que todos os policiais e agentes terão sua delimitação com as suas responsabilidades específicas”.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253