29/07/2015
Juiz paraibano fala sobre mudanças na sentença dentro do novo CPC


A sentença no novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) foi o tema abordado pelo juiz Fábio José de Oliveira Araújo, dentro de um ciclo de palestra sobre as novas alterações do CPC. O interesse pelo assunto reuniu, no último dia 24 de julho, magistrados, alunos de Direito, advogados e outros profissionais do sistema de justiça. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, que tem como parceira a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).
 
O Código de Processo Civil, como um todo, foi modificado e em especial a sentença e alcança diretamente os juízes e desembargadores. “Aconteceram mudanças consideráveis, sobretudo, na fundamentação. A partir de agora, haverá mais rigor para se considerar uma sentença fundamentada e com esse novo Instituto precisamos ter uma atenção redobrada”, pontuou Fábio José. Em setembro a Esma vai promover outro ciclo de palestras com outro dois doutrinadores.
 
Essa iniciativa da Escola do Tribunal de Justiça da Paraíba busca apresentar e analisar as inovações e desafios do novo CPC, como as demandas específicas da magistratura, decorrentes da nova legislação no julgamento de processos.
 
As palestras tiveram início no último dia 9 de julho, com a conferência do desembargador Leandro dos Santos. No dia 10, com as palestras do desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Marcos Alaor Diniz Grangeia, que abordou o tema “Precedentes e Jurisprudência”, e Thiago Brandão de Almeida, do Estado do Piauí, com “Novo CPC: primeiras impressões sobre o impacto na atividade jurisdicional”.
 
Os dois palestrantes foram integrantes da Comissão de Juristas na reforma que elaborou o projeto do Novo Código de Processo Civil, então presidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253