01/10/2015
Lançada em Brasília a nova versão da cartilha Cidadania e Justiça na Escola


Os alunos da Escola Classe da 308 Sul, em Brasília, receberam nesta quarta-feira (30 de setembro), em primeira mão, a versão remodelada da cartilha Cidadania e Justiça na Escola, desenvolvida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A publicação é em formato de gibi e tem o objetivo de levar a estudantes do Ensino Fundamental informações sobre o Poder Judiciário, direitos e deveres dos cidadãos.
 
O lançamento marcou o início do trabalho de distribuição da revista, que chegará gratuitamente a todas as públicas do Distrito Federal e deverá ainda ser entregue em escolas particulares e instituições de ensino de outros estados. O presidente da AMB, João Ricardo Costa, falou às crianças sobre a motivação da entidade ao idealizar e concretizar o projeto. “A prioridade máxima no Brasil, hoje, é a educação. Temos que mobilizar toda a sociedade em prol deste tema. E este evento tem o simbolismo de mostrar que todas as instituições devem se envolver com a escola e firmar parcerias. Queremos preparar para nossas crianças um país melhor, mais seguro e do qual possamos nos orgulhar”, disse.
 
O discurso foi reforçado pelo secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho, que parabenizou a inciativa da AMB e deixou um recado aos estudantes: “Esta cartilha tem informações muito importantes para a vida de vocês, de seus pais, irmãos e amigos. Eu espero que vocês a leiam, e, quando eu voltar aqui, quero saber de todas estas histórias. Vamos ver quem sabe tudo”, brincou.
 
A coordenadora da elaboração da cartilha e vice-presidente de Interiorização da AMB, Nartir Dantas Weber, explicou aos alunos o que eles vão encontrar ao folhear o material. São informações sobre bullying, Lei Maria da Penha, direitos e deveres dos cidadãos, relações homoafetivas, guarda compartilhada e alienação parental, entre outras. Tudo com uma linguagem adaptada à faixa etária e com tarefas que mais parecem brincadeiras, como passatempos. “A revista foi pensada para trazer novos temas para que vocês discutam na escola e também em casa, com os pais. A ideia é que vocês aprendam e levem o que foi feito na aula para a vivência diária”, disse.
 
Nartir também apresentou, para a alegria da criançada, os dois personagens que protagonizam as histórias: o Brasilzinho e a deusa Têmis menina – que representa a Justiça. E os estudantes ainda acompanharam uma peça de teatro que encenou um dos temas abordados na cartilha – a alienação parental e a guarda compartilhada.
 
Os atores da companhia teatral Néia e Nando simularam uma disputa de guarda nada amigável entre os pais. Apesar do clima tenso, ao serem informados sobre o funcionamento da guarda compartilhada, pai e mãe chegam a um acordo e optam por esta solução. Tudo pensando, claro, no bem-estar da filha.
 
Para a diretora da escola, Maria das Graças Oliveira, o projeto da AMB só tem a acrescentar aos alunos e professores. “É um prazer termos sido escolhidos para receber o lançamento da nova cartilha. Já trabalhamos há vários anos com o material do Cidadania e Justiça na Escola, porque traz questões importantes para vivermos bem em sociedade, como regras de boa convivência, direitos e deveres, cidadania, justiça, noções de ética, moral e política”, concluiu.
 
O lançamento contou ainda com a presença do vice-presidente de Assuntos Ambientais da AMB, Adriano Seduvim; das magistradas Márcia Lobo e Theresa Karina de Figueiredo, da diretoria da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF); da coordenadora de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Educação do DF, Karla Verdade; das representantes da Coordenadoria Regional de Ensino, Thamisa Ribeiro e Etiene Ramos; do representante da subsecretaria de Educação Básica do Distrito Federal, Marco Antonio; e do representante do senador Hélio José, Jeferson Rodrigues.
 
Hotsite
 
Também nesta quarta-feira a AMB lançou o hotsite do projeto Cidadania e Justiça na Escola. No espaço é possível encontrar notícias, a agenda de lançamento nos estados, a cartilha em pdf – que estará disponível para impressão – e o conteúdo do programa nas nossas redes sociais.
 
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253