20/01/2015
Lançamento de livros marca último ato solene cultural da atual presidente do TJPB


A última sessão solene de lançamento de livros da atual gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba ocorreu na tarde desta terça-feira (20 de janeiro), na Sala de Sessões do Pleno, do TJPB, com a apresentação das obras “Centenário de Nascimento do Desembargador Luiz Sílvio Ramalho”, de autoria do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque; Revista do Foro – volume 133, ano 2013.2; e “História do Tribunal de Justiça da Paraíba – 123 anos” / 7ª edição.
 
A presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, agradeceu ao presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, a quem se referiu como “escafandrista da literatura jurídica”, pelo trabalho de resgate da história de vultos do Tribunal paraibano.
 
“Coloco-me à disposição da próxima gestão paras darmos continuidade a este trabalho voltado para a preservação da memória e incentivo à cultura no Judiciário”, afirmou a presidente.
 
Lanc_livros_Historia_TJPB_Revista_FORO_e_Luiz_Silvio_20_01_15_ (111)A apresentação das obras foi feita pelo desembargador Cavalcanti, também autor do livro lançado que traz a biografia do desembargador Luiz Sílvio Ramalho. “Foi uma grande figura desta Egrégio Corte, tendo sido desembargador por duas vezes, visto que pediu aposentadoria e, anos depois, foi convidado a reverter aos quadros do Tribunal. Ocupou todos os cargos do Judiciário e escreveu a primeira LOJE. Um homem de muitas iniciativas”, pontuou o autor do livro.
 
Em nome da família, o desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior agradeceu as homenagens. “Recebemos com muita honra este reconhecimento ao meu pai, um ser humano extraordinário, honrado, que caminhou com dignidade e sempre vislumbrou uma Justiça elevada aqui na Terra”, pontuou. A obra foi lançada no mesmo dia em que o homenageado completaria 101 anos de idade, se vivo fosse.
 
A 7ª edição de “História do Tribunal de Justiça da Paraíba – 123 anos”, foi o segundo livro lançado na tarde desta terça-feira, no Tribunal. A obra é de autoria de Deusdedit Leitão (in memoriam) e do escritor e historiador Evandro da Nóbrega, co-autor da obra original, que vem atualizando o livro da 5ª edição em diante.
 
“A obra está atualizada até setembro de 2014 e a 7ª edição sai, agora, seis anos depois da 6ª. Contém as biografias dos dez novos desembargadores que assumiram a Corte, além dos muitos fatos ocorridos neste período”, disse o historiador.
 
Revista do Foro – volume 133, ano 2013.2 – Em relação à Revista do Foro, o também presidente da Comissão de Divulgação e Jurisprudência do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti afirmou que o Tribunal honra o compromisso com a comunidade jurídica de por a obra em circulação de forma continuada e semestral.
 
“Desde 1907, O tribunal condensa suas decisões mais importantes nesta obra. Uma das publicações mais antigas do Brasil neste estilo”, revelou.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253