01/05/2015
Livro sobre a história do TRE-PB é lançado pelo desembargador e acadêmico Marcos Cavalcanti


A partir de agora o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba tem sua história registrada em livro, após mais de 80 anos de sua instalação. O lançamento da obra “História do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba”, de autoria do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, aconteceu na tarde desta quinta-feira (30 de abril), na Sala de Sessões da Corte Eleitoral, em solenidade bastante prestigiada.
 
Membro da Academia Paraibana de Letras, o escritor e acadêmico Marcos Cavalcanti destacou aspectos do livro referentes aos 80 anos da Justiça Eleitoral, relembrou os membros que ocuparam as cadeiras daquele tribunal,(presidente, vice, corregedores e juizes) e, também , as decisões tomadas na Paraíba que foram muito respeitadas no cenário nacional. Ele ressaltou, ainda, as biografias e galerias de presidentes, bem como as sedes por onde o tribunal passou na Capital.
 
Um fato bastante importante do livro, que o escritor Cavalcanti revela como sendo de grande importância, diz respeito a esclarecimentos quanto alguns equívocos e dúvidas sobre quem de fato foi o primeiro presidente do TRE. No livro, o leitor vai poder dirimir essas dúvidas, conforme adiantou o escritor.
 
O autor da obra enfatizou que o que o levou a escrever ‘História do Tribunal de Justiça da Paraíba’ foi exatamente a inquietude provocada pela vontade e decisão de dirimir dúvidas quanto aos equívocos sobre os fatos importantes que marcaram o Tribunal, e, principalmente, registrar de forma impressa – documental – , através do livro, a história da Corte de Justiça Eleitoral da Paraíba, nesses 80 anos.
 
“Este tribunal não tinha, mas agora passa a ter, um livro sobre a sua história. Toda instituição que se preza e que tem um valor extraordinário como o Tribunal Regional Eleitoral, deve ter sua história contada em livro para que fique perpetuada para as novas gerações. E só se faz isso escrevendo a história, não tem outra forma”, proclamou Marcos Cavalcanti.
 
A iniciativa de Cavalcanti foi ressaltada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador João Alves da Silva, ao fazer a abertura da solenidade de lançamento do livro que retrata a verdadeira fisionomia daquela Corte Eleitoral. Na oportunidade, o presidente Alves elogiou a atitude do desembargador e escritor Marcos Cavalcanti.
 
“A inquietude e a busca pela informação são virtudes próprias do desembargador Marcos. O TRE ainda não tinha registrado em livros a sua história. Hoje está sendo lançada, divulgada. A partir de agora qualquer pessoa que tenha interesse em saber como é a justiça eleitoral poderá fazê-los através desse livro, que ora está sendo lançado”, ressaltou o presidente do TRE-PB.
 
A apresentação do livro foi feita pelo magnífico reitor da Universidade Estadual da Paraíba, professor-doutor Antônio Guedes Rangel Júnior. Ele falou primeiro da importância do papel cultural da editora da universidade, em contribuir para a preservação da memória e história da Paraíba, a partir de incentivo à publicação de livros. Em seguida, enfatizou a dimensão da obra que, de acordo com ele, “é de extrema importância para do registro e memória do povo paraibano, principalmente, pela enorme trajetória que o professor Marcos Cavalcanti conseguiu imprimir ao projeto de pesquisa que vai da criação da justiça eleitoral no Brasil, até os dias atuais”.
 
“A amplitude da obra justifica plenamente a sua importância e, certamente, servirá de instrumento de pesquisa para aqueles que queiram conhecer a história do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba”, ressaltou Rangel Júnior.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253