27/07/2016
Magistrados paraibanos conhecem Sistema Judicial da China


Durante o período de 4 a 15 de julho, uma comitiva de 25 magistrados brasileiros conheceram o Sistema Judicial da República Popular da China. Na ocasião, três juízes do Estado da Paraíba participaram das aulas-debates sobre os sistemas judiciais do Brasil e da China, além de visitarem a Suprema Corte e tribunais de nível médio, como o da propriedade intelectual e tribunais de Base, nas cidades de Pequim e Chengde. A comitiva ainda foi recebida na Embaixada do Brasil.
 
Os magistrados paraibanos participantes foram Manuel Maria Melo, Ramonilson Alves Gomes e Rosimeire Ventura Leite. O grupo foi conduzido pelo vice-diretor e pelo secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento do Magistrado (Enfam), respectivamente, ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, e o desembargador Fernando Cerqueira, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
 
Segundo o juiz Ramonilson Gomes, o evento constituiu-se numa “experiência de rico engrandecimento acadêmico-profissional e, sobretudo, cultural, que adveio do convívio com uma nação de cinco milênios e que, dentre tantos legados à humanidade, é responsável pelo papel, imprensa, pólvora, concurso público de merecimento”.
 
Ainda conforme o magistrado, afora o inegável crescimento econômico, a China encontra-se edificando um Estado de Direito (Civil Law) e dois pontos principais merecem atenção: primeiro, a organização e gestão do Judiciário único e, segundo, o efetivo controle social exercido pelo Direito Penal e Tribunais (homicídio, em regra, é punido com de pena de morte; e, corrupção, com prisão perpétua).
 
“O uso da tecnologia da informação é uma realidade presente em todos os tribunais e juízos da China, de modo que as pessoas podem acompanhar, em tempo real, as instruções e julgamentos dos processos, baseados essencialmente na oralidade gravada”, disse.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253