31/08/2015
O Poder Judiciário e o novo CPC


Magistrados de todo o Brasil formularam as primeiras interpretações sobre o novo Código de Processo Civil – que entrará em vigor no dia 18/03/2016 – durante evento realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília. Aproximadamente 900 magistrados participaram dos painéis e oficinas para elaboração de enunciados com interpretações dos juízes e desembargadores brasileiros sobre o texto do novo CPC.
 
Na abertura do evento, no último dia 26, o ministro João Otávio de Noronha, diretor da Enfam, destacou a importância da contribuição da magistratura brasileira para a adequada implantação da nova lei processual. Na sequência, foram proferidas as palestras da ministra Nancy Andrighi, corregedora nacional de Justiça, e do Ministro Luiz Fux, presidente da comissão que elaborou o novo CPC.
 
O já denominado “Código Fux” foi analisado no dia 27, em palestras dos ministros Paulo de Tarso Sanseverino, Ricardo Villas Boas Cuevas e João Otávio de Noronha. Também, foram palestrantes os desembargadores Aluisio Mendes e Arnaldo Camanho de Assis.
 
Na tarde do dia 27, todos os participantes reuniram-se em 12 oficinas sobre diversos temas e produziram enunciados que foram votados em sessão plenária, na manhã do dia 28. Os enunciados com as primeiras interpretações serão disponibilizados no site da Eenfam: www.enfam.jus.br
 
A Escola Nacional da Magistratura (ENM), AMB, participou do seminário contribuindo com interpretações críticas sobre a nova legislação. Os diretores presidente e vice-presidente da ENM, Cláudio dell’Orto e Marcelo Piragibe, além dos coordenadores Monica de Lucca, Ricardo Alberto Pereira, Firly Nascimento Filho, Antonio Silveira Neto e Maria Aparecida Gadelha dividiram-se nas diversas oficinas de trabalho.
 
Para Cláudio dell’Orto, a ” Enfam está de parabéns pela organização do seminário com metodologia específica para permitir discussão, elaboração e votação de vários enunciados representativos das interpretações iniciais da magistratura sobre o texto da lei processual civil com a qual se conviverá a partir de março do próximo ano”.
 
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253