03/02/2016
Presidente da AMB prestigia abertura do Ano Judiciário


O presidente da AMB, João Ricardo Costa, prestigiou, no dia 1º de fevereiro, a solenidade de abertura do Ano Judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF). O evento foi presidido pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, e contou com a presença de diversas autoridades.
 
Na cerimônia, o ministro apresentou as propostas de atuação do Judiciário para 2016 e fez um balanço das ações do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2015.
 
“Em que pese vivermos hoje em um cenário nacional e internacional de incertezas e dificuldades, o Judiciário não tem medido esforços para mitigar os problemas sofridos pela sociedade brasileira, ao desempenhar as tarefas que lhe competem com altivez e senso de responsabilidade”, declarou Lewandowski.
 
Reforçando as palavras do presidente do STF, João Ricardo afirma que a Justiça terá um papel relevante em 2016. “A AMB espera que o Judiciário contribua para o país sair da crise e também que consiga construir políticas que proporcionem melhores respostas à sociedade”, ressalta.
 
Lewandowski também se comprometeu a apresentar à Comissão de Regimento da Casa algumas propostas para adequação no Regimento Interno ao novo Código de Processo Civil e estimou ainda para o final de março a apresentação de minuta para revisão final do Estatuto da Magistratura (Loman).
 
“Como demonstram os projetos e as ações que acabamos de destacar, não obstante o severíssimo e inusitado corte orçamentário que foi imposto ao Poder Judiciário, pela implacável tesoura fiscal brandida em conjunto pelo Executivo e pelo Legislativo, os juízes brasileiros continuam atuantes, coesos e determinados no cumprimento de sua missão constitucional, que tem por fim, em última análise, oferecer aos cidadãos brasileiros uma prestação jurisdicional de qualidade crescente”, afirmou o presidente do STF.
 
Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento do Trabalho Escravo
 
João Ricardo também participou nesta segunda do lançamento do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (FONTET). A solenidade de instalação do FONTET contou com a presença do presidente do STF e CNJ, Ricardo Lewandowski, do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen, do conselheiro do CNJ e ministro do TST, Lelio Bentes, e o Prêmio Nobel da Paz de 2014, Kailash Satyarthi.
 
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253