29/07/2020
AMPB promove oportunidade de aprimoramento para a comunidade jurídica


O Webinário "Os efeitos da pandemia para o Direito Processual Civil brasileiro", realizado pela Associação dos Magistrados da Paraíba no último dia 27 de julho, foi um sucesso para o público participante. Com palestras de Fredie Didier, Daniel Mitidiero, Rinaldo Mouzalas e Antônio do Passo Cabral, o evento promoveu debates sobre temas atuais e de grande importância para o Judiciário diante da pandemia do novo coronavírus.

"Foram quatro painéis de renomados conhecedores do Direito Processual Civil brasileiro e quatro magistrados do nosso Tribunal de Justiça como debatedores. Uma oportunidade de engrandecimento para a AMPB, pois cumprimos também nosso objetivo de promover o conhecimento e integrar os magistrados paraibanos para discutir os efeitos da pandemia que muito alterou o nosso modo de trabalho", declarou o presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França.

"Passamos a enxergar o mundo com novas lentes, através de um novo viés, e através dele nos adaptamos, principalmente com a inovação das vídeoconferências. E tudo isso foi muito bem discutido em nosso webinário", comemorou o magistrado.

O juiz Manuel Maria foi um dos debatedores do Webinário. "Foi uma honra debater com os convidados da AMPB, pois são doutrinadores excepcionais e afetos aos aspectos do nosso tempo. Levantamos questões de extrema importância, por tratar da adaptabilidade dos procedimentos", afirmou.

Renata Câmara, juiza debatedora no evento, parabenizou a organização pela "composição brilhante e de alto nível dos painéis".

O juiz Fábio Araújo, também debatedor, comentou que "os professores são exemplos de doutrina de Processo Civil que é seguido pela magistratura paraibana".

Já Andrea Dantas conclui que "a realidade das teleconferências é tema mais que atual. Sou uma entusiasta do assunto e a palestra de Antônio do Passo Cabral, por exemplo, possibilitou reflexões para trazer luz aos casos concretos vivenciados por nós juízes", disse a debatedora.

O evento foi realizado pela plataforma Zoom e transmitido ao vivo pelo canal da AMPB no YouTube. Os participantes foram só elogios: "Parabéns para a AMPB" - juiz Euler Jansen; "Excelente explanação do Prof. Antônio do Passo Cabral. Didático e esclarecedor!" - juiz Leonardo Paiva; "Parabéns a AMPB na pessoa do seu presidente. Maravilhoso Webinário pela escolha dos temas e dos seus palestrantes" - juíza Adriana Lóssio; "Excelente palestra do Prof. Fredie Didier" - juiz Hugo Zaher.

O presidente da AMPB agradeceu a todos que prestigiaram o evento: "realmente foram temas instigantes para abordar e discutir. Espero contar com a participação de todos novamente em nossas próximas atividades", comemorou Max Nunes.

Participação da AMB:

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil, participou da abertura do evento e reforçou que a AMB vem tentando cooperar com o funcionamento do Judiciário neste tempo de pandemia. "Desde a declaração da pandemia pela OMS, em 11 de março, nós temos feito nosso dever de casa muito bem. A justiça brasileira tem sido vanguardista no seu funcionamento", observou a juíza.

"Digo isso porque tenho estado em outras universidades, em outros países, ouvindo e aprendendo. E pude perceber que países desenvolvidos, como os EUA, tiveram verdadeiramente um lockdown após a declaração da pandemia e não conseguiram fazer com que a justiça funcionasse. E só agora eles conseguem retomar os trabalhos", revelou Renata Gil. "Enquanto isso, nós estabelecemos, no âmbito do judiciário, os plantões extraordinários, além de todas as demandas eletrônicas que tiveram o seu curso bastante organizado", avaliou a magistrada.

A presidente da AMB reconheceu que ainda há desafios. "Claro que a pandemia obstaculaizou sim o trâmite de alguns processos físicos, especialmente os da área criminal, mas nós estamos tentando colaborar com os juízes brasileiros para que tenham recursos tecnológicos à disposição e possam voltar a fazer suas audiências, por exemplo. Ainda temos muito a elaborar e precisamos debater a cooperação judiciária", concluiu.
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253