27/05/2019
Augusto Cury convida magistrados do Enaje a refletirem sobre inteligência emocional


No último dia do VII Encontro Nacional da Justiça Estadual (Enaje), sábado (25 de maio), os participantes foram convidados a uma reflexão sobre inteligência emocional, com uma palestra do médico, professor e escritor, Augusto Cury.
 
O painel que trata desse tema foi presidido por Daldice Santana, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Hoje o doutor Augusto Cury nos apresenta uma palestra que, na minha opinião, faz um paralelo com a de ontem, “Inteligência Artificial”, que nos mostrou como lidar com as informações. Agora, vamos aprender a lidar com as emoções e as formas de exercer maior domínio da nossa mente”, adiantou a conselheira.
 
“A mente precisa de gestão. Sem gestão da emoção a nossa mente, que é um veículo extremamente complexo e se não houver, ela perde sua dirigibilidade”, alertou o professor. “Tente ser um executivo para preservar a única empresa que não pode falir: a mente humana”, complementou, ao falar sobre os males da chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Segundo ele, o problema é cada vez mais comum e tende a causar dificuldades de concentração e atenção, insônia e irritabilidade constante, além de suas consequências, como baixa produtividade e prejuízo às relações interpessoais.
 
“Embora vocês tenham uma profissão vital para a funcionalidade da sociedade civil, sua profissão é uma das que mais têm riscos para o esgotamento cerebral, o número de processos e as pressões. Por isso, se você estiver estressado, ansioso, você é normal”, provocou o público.
 
Durante sua apresentação, o escritor propôs exercícios ao público. “Vamos fazer um teste da Síndrome do Pensamento Acelerado. Relaxem suas pernas e braços, respirem profundamente e eu também gostaria que sorrissem para a pessoa que está ao seu lado”, pediu, reforçando a importância da leveza no tratamento entre as pessoas em seus ambientes de trabalho e em sociedade. “Elogiem seus parceiros três vezes ao dia, agradeça pela sua existência”, aconselhou.
 
Augusto Cury também falou sobre a parceria com a AMB e outras entidades, que estão atentas ao bem-estar de seus associados. “A Associação é uma das embaixadoras do primeiro programa mundial de gestão da emoção para a prevenção de suicídios e transtornos emocionais, chamado Você é Insubstituível”, frisou. Segundo o escritor, o magistrado interessado em conhecer a iniciativa, pode acessar www.voceeinsubstituivel.com.br e fazer parte.
 
Ao final do painel, o palestrante recebeu, da AMB, um certificado de participação na sétima edição do Enaje.
 
Augusto Cury
 
É autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos, e conhecido por ser o psiquiatra da atualidade mais lido no mundo. Também é o idealizador do programa Escola da Inteligência, que ensina educação socioemocional para mais de 300 mil alunos, entre crianças e adolescentes.
 
VII Enaje
 
Esta edição do Enaje foi realizada pela AMB, em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). O evento ocorreu entre os dias 23 e 25 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), e teve como tema “A Magistratura na sociedade brasileira – entre o real e o ideal”, abordado durante painéis e palestras de grandes nomes do Poder Judiciário, do Direito e da sociedade civil.
 
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253