17/09/2020
Confira as palestras do Webinário "Racismo em Debate"


Na próxima terça (22 de setembro) o racismo será a pauta em webinário promovido pela AMPB. Para participar pela plataforma Zoom, faça sua inscrição pelo e-mail secretaria@ampb.org.br ou whatsapp (83) 98169-0567. Os participantes receberão certificado.

Confira a programação completa:

Palestrante: Bruna dos Santos Costa Rodrigues (Juíza do TJCE). Tema: "Igualdade de Gênero e Raça no Sistema de Justiça"

Palestrante: Fábio Francisco Esteves (Juiz do TJDFT). Tema: “Por uma justiça antirracista”

Palestrante: Edinaldo César Santos Junior (Juiz TJSE). Tema: "Questões Raciais e Poder Judiciário"

"O tema trazido ao debate neste Webinário é de essencial importância, na medida em que se verifica, ainda hoje, que o racismo continua entranhado em nossa cultura, sendo capaz de promover tratamentos diferenciados em razão da cor, origem racial ou étnica, especialmente no âmbito das instituições civis, fomentando ecos nefastos de uma superioridade dos brancos sobre os negros", comenta a juíza Ana Christina Soares Penazzi Coelho, diretora do Departamento de Promoção da Cidadania, Direitos Humanos e Meio Ambiente da AMPB.

Para a magistrada, "esse descompasso traz uma mácula para o Estado Democrático de Direito, na medida em que descredencia o seu discurso de isonomia, gerando uma realidade diferenciada entre o formalismo legal e a materialização do direito. Daí porque discutir o tema sobre o racismo é promover, no âmbito do Poder Judiciário, o enfrentamento dessa realidade, buscando aprimorar as nossas instituições, rumo à construção de uma nova sociedade civil, mais justa, pluralista e livre de preconceitos", justifica a juíza que divide a organização do evento com o juiz Nilson Dias de Assis Neto, que também compõe o mesmo departamento da AMPB.

O evento também será aberto ao público, com transmissão pelo canal da AMPB no YouTube. Acesse o link e já acione o lembrete no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=0FJk1ga2NEQ
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253