26/09/2018
Desembargadora Maria das Graças integra Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado


A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes tomou posse na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado nessa quinta-feira (20), tornando-se confrade na cadeira de n° 28. A cerimônia de posse aconteceu no Salão Histórico do Tribunal Pleno do Rio de Janeiro, no Museu da Justiça. Além da magistrada paraibana, mais nove juízes brasileiros e três portugueses passaram a integrar a corporação. Também na ocasião, a desembargadora Maria das Graças foi empossada como presidente da Seção Estadual da Paraíba do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB).
 
"Tenho, agora, uma ligação ainda mais forte com as instituições e indivíduos que se dedicam ao aperfeiçoamento intelectual dos juízes e à construção do direito futuro e do futuro do direito", afirmou a desembargadora.
 
O IMB é uma entidade de natureza social e cultural, cuja finalidade é promover simpósios, cursos, conferências, debates, estudos e pesquisas, sobre assuntos jurídicos, sociológicos ou de interesse geral para a Magistratura, estimulando o seu constante aperfeiçoamento intelectual. 
 
A Academia foi criada em 26 de agosto de 1980, com a finalidade de estudar e debater o direito comparado e a jurisprudência internacional. Nessas décadas de existência, realizou diversas palestras, reuniões, estudos e conferências, no sentido de aprimoramento do Direito, da Justiça e do Judiciário, através de uma visão comparatista.
 
Tomaram posse os magistrados Antônio Rulli Neto (São Paulo), Caetano Levi Lopes (Minas Gerais), José Sebastião Fagundes Cunha (Paraná), José Igreja Matos (Portugal), José Mouraz Lopes (Portugal), Márcio Vidal (Mato Grosso), Marco Anthony Steveson Villas Boas (Tocantis), Nuno Miguel Pereira Ribeiro Coelho (Portugal), Odemilson Roberto Castro Fassa (Mato Grosso do Sul), Ruy Celso Barbosa Florence (Mato Grosso do Sul), Jayme de Oliveira Neto (presidente da AMB) e Nagib Slaibi Filho (Rio de Janeiro). Os dois últimos não compareceram à cerimônia, mas empossaram por representação.
 
A juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá recebeu o diploma e medalha ‘Antônio Rulli Júnior’ comemorativa aos 15 anos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). A comenda é o reconhecimento da contribuição da magistrada para a construção do conhecimento e sua dedicação acadêmica voltada à pesquisa científica e ao aprimoramento da prestação jurisdicional do Poder Judiciário do Tocantins e do Brasil.
 
“Muito honrada em receber uma medalha que estampa a efígie do saudoso Desembargador Antônio Rulli Júnior e que encerra a lembrança viva do grande magistrado e educador que foi. Como paraibana e magistrada, é uma alegria haver sido brindada com essa honraria”, considerou a magistrada.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253