16/04/2018
Juiz desenvolve aplicativo que permite fiscalizar cumprimento de penas no sertão da Paraíba


A dificuldade de acompanhar o cumprimento de pena de reeducandos levou o juiz Pedro Davi Alves Vasconcelos a desenvolver um aplicativo que permite aos policiais identificar os apenados e tomar as providências cabíveis caso haja alguma irregularidade. Por enquanto, a ferramenta contém apenas os dados dos condenados sob jurisdição das comarcas de Água Branca e Princesa Isabel, no alto sertão da Paraíba, que estão sob a responsabilidade do magistrado.
 
De acordo com Pedro Vasconcelos, nas duas comarcas em que atua não há nenhuma tornozeleira eletrônica, que seria o equipamento ideal para fiscalização de reeducandos de penas nos regimes aberto, semiaberto, livramento condicional e domiciliar. “Com a ausência das tornozeleiras, praticamente não havia mais cumprimento da pena, pois era muito difícil a fiscalização”, explica.
 
O funcionamento do aplicativo é simples. Nele estão contidas as informações dos apenados, de forma que os policiais possam identifica-los. Os dados são alimentados pelos servidores das comarcas e sempre que há qualquer modificação na situação do reeducando, o aplicativo é utilizado rapidamente, inclusive com a retirada do nome, nos casos de cumprimento da pena.
 
O aplicativo se chama “FiscalPB” e foi desenvolvido pelo próprio juiz e está sendo bem aceito nas localidades em que foi implantado. “Os policiais sempre reclamavam que não havia informações sobre quem se encontrava nesses regimes. E, agora, é possível consultar a relação de reeducandos e se o policial encontrar na rua descumprindo alguma regra ele vai tomar as providências”, conta Pedro Vasconcelos.
 
Atualmente o aplicativo atende somente as comarcas sob jurisdição do juiz e há cerca de 30 apenados já cadastrados no sistema. O acesso aos dados só é permitido a policiais, no entanto, está sendo estudada uma forma de permitir que a população possa colaborar com a fiscalização. 
 
Pedro Vasconcelos afirma que pretende fazer melhorias para ampliar o alcance da ferramenta. “É um aplicativo bastante oportuno, vamos aprimorar, colocar outros detalhes nele para expandir para toda a Paraíba”, conclui.
 
Fonte: Matéria publicada no Jornal da Paraíba, em 14 de abril de 2018.
 
Jornal da Paraíba
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253