07/03/2019
Juízes e juízas do interior cobram equalização da força de trabalho no Poder Judiciário paraibano


Com cerca de oito mil processos em tramitação, a comarca de Queimadas conta com a preocupação dos juízes Fabiano Graçascosta e Jeremias Cássio, que solicitaram à Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), a cobrança da Entidade no sentido de que o Tribunal de Justiça do Estado realize um planejamento para tratar do acervo de unidades judiciárias como as da comarca onde atuam, com um grande número de processos e quantidade insuficiente de servidores e assessores de juízes.
 
Os magistrados salientaram ainda, durante visita da AMPB realizada no último dia 26 de fevereiro, que com a digitalização dos processos, uma prioridade da atual gestão do TJPB, o andamento dos trabalhos pode ser prejudicado em virtude da internet deficiente do Fórum. Durante a visita, a diretoria associativa estava representada pelos juízes Aparecida Gadelha, Max Nunes e Renata Barros.
 
Chegando à cidade de Aroeiras, a comitiva da AMPB encontrou a juíza Maria Carmen Freire Farinha. A magistrada relatou aos representantes associativos que, apesar de contar com um número bom de servidores, lamenta a falta de uma estrutura física ideal e também se preocupa com a falta de segurança no Fórum. Maria Carmen aproveitou a oportunidade para elogiar a gestão da AMPB: "sempre muito prestativa e atenciosa quando precisei", comentou.
 
Encerrando as visitas no dia 26 de fevereiro, a AMPB chegou ao Fórum da cidade de Umbuzeiro, onde encontraram o juiz Antônio Leobaldo, Titular na comarca. Eles trataram sobre assuntos associativos e da jurisdição.
 
As visitas continuaram no dia 28 de fevereiro, começando pela comarca de Guarabira. Os juízes Aparecida Gadelha, Max Nunes e Elza Bezerra, membros da Associação, foram recebidos pelos juízes Alírio de Brito, Silse Nóbrega, Flávia Silvestre, Higia Antônia Barreto e Kátia Araújo.
 
A reestruturação das unidades judiciárias e readequação do segundo grau de jurisdição foram os principais temas tratados na reunião. "Precisamos de uma solução que gere resultados. Não tem como um juiz atender de forma razoável a demanda de processos estando respondendo por três unidades judiciárias, por exemplo", reconheceu a presidente da AMPB, Aparecida Gadelha. "Nosso trabalho é institucional, temos que levar as demandas dos colegas ao Tribunal, por isso estamos realizando essas visitas", revelou.
 
Mais uma vez, os magistrados solicitaram um cuidado melhor com a segurança do Fórum, o que, infelizmente, é problema recorrente em comarcas do interior do Estado.
 
A juíza Kátia Araújo avaliou como extremamente positiva a presença da equipe da Associação dos Magistrados da Paraíba. “A presidente Maria Aparecida ouviu os anseios e necessidades da comarca, prometeu algumas providências, levar ao TJPB nossos pleitos que, não são só nossos, são do jurisdicionado, pois tudo culmina numa melhor prestação do nosso serviço”, comentou a Titular da 5ª Vara Mista da comarca de Guarabira.
 
Número insuficiente de servidores no cartório e preocupação com a digitalização de processos, em detrimento do cumprimento de metas do CNJ. Essas foram algumas das questões apresentadas pelos juízes Anderley Marques e Renan do Valle, da comarca de Sapé, em conversa que mantiveram com os representantes da AMPB.
 
Em resposta, os membros da AMPB garantiram a postura combatente da Associação. "Vamos cobrar uma melhor gestão dos recursos, já que o TJPB bate tanto na tecla de economia, por conta do orçamento congelado", afirmou a presidente da AMPB. 
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253