05/09/2013
Livro do desembargador Marcos Cavalcanti é lançado para contribuir com a história da Paraíba


Por meio da história da vida de um paraibano que ocupou todos os cargos possíveis no Estado, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque contribui para contar a história da Paraíba com o livro "Centenário de Nascimento do Historiador José Fernandes de Lima". O lançamento da obra ocorreu na tarde desta quarta-feira (4 de setembro), no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba.

"Ele foi secretário de Estado, prefeito de Mamanguape duas vezes, deputado estadual 10 vezes, presidente da Assembleia várias vezes e Governador, professor e historiador, ocupando a cadeira 22 do IHGP", contou o autor do livro, que é membro da Academia Paraibana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário Paraibano.

A presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, disse que esse lançamento apresenta à Paraíba o projeto de valorizar a cultura, as obras dos magistrados e os personagens paraibanos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, como José Fernandes de Lima. "Um homem que fez história não só pelo seu serviço público, mas sobretudo pela ética e moralidade, numa conduta irrepreensível. Apoiar esses eventos é fazer justiça com um homem de bem", afirmou.

O presidente do IHGP, Joaquim Osterne Carneiro, apresentou a obra e destacou o trabalho do historiador José Fernandes, que foi homenageado pelo Instituto no seu centenário, em 11 de junho de 2012. "Aliás, evento que inspirou a elaboração do livro a partir do discurso do orador Marcos Cavalcanti", revelou Joaquim Osterne.

Em nome da família Fernandes de Lima, falou o ex-secretário do Estado e sobrinho do homenageado, João Laércio Gagliarde Fernandes de Lima . Ele destacou o respeito pelos indígenas que o biografado possuía, e as lembranças que tem sobre o interesse do tio em pesquisar sobre os primeiros habitantes do Brasil e outras histórias de família.

O livro "Centenário de Nascimento do Historiador José Fernandes de Lima" poder ser adquirido no gabinete do desembargador Marcos Cavalcanti. José Fernandes de Lima faleceu no dia 9 de novembro de 1999.

Mais obras - Até o final do ano o desembargador Marcos Cavalcanti vai lançar mais duas obras, a história do Tribunal Regional da Paraíba, a exemplo do que já existe com o TJ, de Deusdedit Leitão. "Estou escrevendo uma obra similar sobre o TRE, e uma outra sobre a história da Academia Paraibana de Letras", adiantou.

 


FONTE: TJPB

 

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253