12/12/2017
Livro do Juiz Ely Jorge será lançado hoje à noite no Fórum Affonso Campos


O juiz Ely Jorge Trindade lançará, na noite desta terça-feira (12 de dezembro), o livro ‘Garantia do Direito à Educação: fator de desenvolvimento socioeconômico brasileiro’. O evento acontecerá no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Affonso Campos, em Campina Grande, a partir das 18 horas. A obra faz um panorama histórico da educação básica no País, desde a época do Brasil Colônia até os dias atuais, com ênfase na demanda por educação, na necessidade dos investimentos públicos e, também, analisa a qualidade e o desempenho do ensino básico.
 
Editado pela Lumen Juris, o livro é fruto da dissertação de mestrado em Ciências Jurídicas do magistrado, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o seu estudo, Ely Jorge procurou demonstrar que o Brasil tem legislação suficiente para garantir o direito à educação, tanto no que se refere ao acesso quanto à qualidade do ensino, que estão assegurados na Constituição Federal de 1988.
 
O estudo propõe que sejam realizados os esforços necessários para o efetivo cumprimento dessa norma constitucional, através da concretização da legislação que rege a educação pública no País. “O resultado da pesquisa constatou que, sendo feitas as políticas públicas necessárias e o correspondente investimento, é possível que o País alcance um nível de qualidade na educação que possa contribuir para o desenvolvimento nacional, através da pesquisa científica, do incremento tecnológico e, também, do crescimento da pessoa, melhorando o nível educacional e cultural da sociedade brasileira”, enfatizou o magistrado.
 
Ainda sobre as conclusões da pesquisa acadêmica, o juiz Ely Jorge relata que o acesso à educação do País tem aumentado nos últimos anos, assegurando elevado número de matrículas.
 
O livro ‘Garantia do Direito à Educação: fator de desenvolvimento socioeconômico brasileiro’ está estruturado em três capítulos. O primeiro, trata da Relação da Educação com o Desenvolvimento, no qual são apresentadas as concepções pedagógicas e a contribuição da educação nas diferentes noções de desenvolvimentos. Dedica-se ao direito à educação previsto na Constituição Federal, analisando a garantia do acesso, os objetivos e as diretrizes fixadas, além da qualidade e categoria de educação delineada na Carta Magna do País.
 
“O primeiro capítulo do livro destaca a Relação entre a Educação e a Cidadania. Nele é feito um estudo sobre a cidadania e a inserção da educação no elemento social, como fator que contribui para o exercício dos demais direitos do cidadão”, observou o magistrado.
 
Já o segundo capítulo tem por título Panorama da Educação Básica no Brasil, no qual são abordados os aspectos da evolução da educação. A terceira parte é intitulada Realidade e Perspectiva do Desenvolvimento e da Educação, embasada em estudo feito na Escola Municipal Ana Azevedo, em Campina Grande – PB. Nesse capítulo, o autor faz a comparação entre a qualidade da educação prestada na escola pesquisada e o projeto de desenvolvimento que a Constituição Federal prevê para o País.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253