25/09/2018
Magistrados Leandro dos Santos e Onaldo Queiroga lançam obras da cultura popular nesta quinta-feira (27)


Nesta quinta-feira (27 de setembro), às 18h30, na programação do ‘Sarau Poemas e Cantos da Cidade’, os magistrados Leandro dos Santos e Onaldo Rocha de Queiroga vão lançar novas obras da cultura popular, no Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS). O evento é  promovido pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) e pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com entrada gratuita.
 
O desembargador Leandro dos Santos lança o CD ‘Na Paraíba tem forró’, com composições suas em parceria com Fábio Smith. O disco foi gravado no Estúdio de Eduardo Araújo, em João Pessoa, e traz como interpretes os cantores Jairo Madruga, Fabiana Souto, Eduardo Araújo, entre outros.
 
Para o magistrado, o forró está há muito inserido na cultura popular de nosso Estado. “O forró traduz uma essência do nosso povo. O forró é popular. É do povo humilde. O forró se torna importante por refletir essa expressão natural da nossa gente”, disse. 
 
O juiz Onaldo Queiroga vai lançar ‘Por amor ao forró’, segunda edição da biografia do artista Pinto do Acordeon, que acompanha um DVD, com selo da Editora Latus da Universidade Estadual da Paraíba. “Sim, não deixa de ser uma biografia, apesar de, também, possibilitar ao leitor uma viagem a um olhar crítico sobre uma boa parte da obra musical de Pinto, com crônicas, que mostram o convívio dele com Luiz Gonzaga e outros, esclarecendo como ocorrera a criação de algumas canções. O livro, ainda, trás depoimentos de diversos artistas, tais como Fagner, Xico Bezerra, Dominguinhos, Chico César e Valtinho do Acordeon.”.
 
Queiroga lembra que sempre procurou ouvir e observar os descendentes musicais do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e daí veio o interesse de escrever sobre o compositor e sanfoneiro Pinto do Acordeon.  “Lembro-me que a primeira vez que assisti Pinto cantar foi no ano de 1983, em Pombal. Naquele dia, já me chamou atenção. Com o tempo, me tornei pesquisador da música de raiz do Nordeste e amigo de Pinto do Acordeon, encontrei nele um poeta, um compositor e um cantor muito ligado as suas origens”, reforçou.
 
O livro de Onaldo começa com uma entrevista longa que ele fez com o personagem que lhe conta muita coisa de sua vida. “Também há o registro de depoimentos de artistas que pessoalmente entrevistei. Ressalta-se, ainda, que há um capítulo onde detalho uma visão sobre a criação de diversas músicas de Pinto, demonstrando o lado versátil do compositor, mostrando o aspecto ideológico, político-social, de protesto, ecológico, cotidiano, etc”.
 
Ainda na programação do Sarau, o poeta El Gorrion lançará dois romances ‘O soldado e a morte’, ‘A protegida de Maria’ e uma coletânea ‘Cordel Coletivo’ de 36 poetas. Outras obras serão lançadas pelos poetas Ed Porto, com ‘Larandara’, e Thiago Monteiro que, ao lado de Lú Fernandes, apresentará a performance ‘Cada gota de chuva tem mudado/ o cenário da seca no Sertão’.
 
Exposição – Também será aberta a exposição ‘Cores do Brejo. Guarabira, uma cidade Naif’, com os artistas Adriano Dias, José Guilherme, José Wellington,  Joilson Pontes, Marby Silva, Madriano Basílio, Matheus Matias e Tovo Cabral. A Mostra tem a chancela da Secretaria de Cultura de Guarabira, que trará os artistas para o vernissage de estreia.
 
Tradicionalmente, os saraus do TCE-PB prestam homenagem de reconhecimento pelo trabalho cultural desenvolvido por pessoas que colaboram, efetivamente, para a cultura do Estado. Nesta edição, receberão o diploma do mérito os ativistas culturais Wilson de Figueiredo (artista plástico que fez o Acauã, exposta na entrada do Centro Cultural Ariano Suassuna) e Heriberto Coelho (livreiro, proprietário de O Sebo Cultural).
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253