10/09/2020
Ministro Fux conduzirá o STF de forma a preservar a independência do Poder Judiciário, acredita AMPB


Em cerimônia realizada na tarde desta quinta (10 de setembro), o ministro Luiz Fux assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal para um mandato de dois anos. Fux também presidirá o Conselho Nacional de Justiça. A ministra Rosa Weber será a vice-presidente da Corte e do CNJ.

Em seu discurso, Fux afirmou que o Judiciário "não hesitará em proferir decisões exemplares para a proteção das minorias, da liberdade de expressão e de imprensa, para a preservação da nossa democracia e do sistema republicano de governo".

O novo presidente disse ainda que sua gestão será focada na proteção dos direitos humanos e do meio ambiente, garantia da segurança jurídica, combate à corrupção e incentivo à digitalização do acesso ao Judiciário.

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) deseja uma gestão de sucesso ao ministro Fux, acreditando que ele conduzirá o Poder Judiciário com a isenção e a independência que lhe são peculiares, notadamente por seu um juiz de carreira e que conhece profundamente todas as instâncias do Poder Judiciário.

Em entrevista à Rádio Justiça, o presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França, comentou sobre sua expectativa para a gestão de Fux:

"A magistratura paraibana se sente representada por ter um magistrado de carreira como chefe do Poder Judiciário brasileiro. O ministro Fux certamente fará uma excelente gestão no STF e digo isso porque desde a sua posse como juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, há 40 anos, pode vivenciar a realidade do Poder Judiciário brasileiro em todas as suas instâncias. Experiência que, sem sombra de dúvidas, o legitima a assumir e exercer com muita maestria esse cargo", afirmou o representante da magistratura paraibana.

Max prossegue: "Ser presidente do STF, após ter sido juiz de Direito em comarcas do interior e da capital do estado do Rio de Janeiro, após ter sido juiz eleitoral, após ter sido desembargador e ministro do Superior Tribunal de Justiça e também por já ter presidido o Tribunal Superior Eleitoral, demonstra que o ministro Fux é um profundo conhecedor do Poder Judiciário. E, com base em toda essa sua experiência, conduzirá o STF de forma a preservar a independência do Poder Judiciário brasileiro, sabendo valorizar e incentivar todos os seus membros, integrando e fortalecendo a estrutura de base deste Poder, verdadeiro sustentáculo da democracia brasileira", concluiu.

Clique no link para ouvir a entrevista na íntegra: http://ampb.org.br/arquivos/audios/entrevista_do_presidente_da_AMPB_a_radio_jutica.mp3

A cerimônia de posse do ministro Luiz Fux ocorreu presencialmente, mas foi restrita aos integrantes da Corte, familiares dos ministros e demais autoridades, devido às medidas de distanciamento que devem ser adotadas durante a pandemia da Covid-19.

*Com informações do UOL Notícias
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253