12/08/2020
Nota de repúdio a acusações genéricas proferidas por Gutemberg Cardoso na Rádio Arapuan


Em razão das manifestações do jornalista Gutemberg Cardoso durante o programa Arapuan Verdade, que vai ao ar pela Rádio Arapuan, afirmando que “era necessário o Presidente do Tribunal de Justiça colocar uma lupa sobre Bayeux pois as decisões envolvendo a questão das eleições indiretas para a sucessão municipal estavam sendo compradas”, apontando assim a prática de crime de corrupção por membros da magistratura paraibana, a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) vem a público, esclarecer o seguinte:

1 – A liberdade de imprensa é um direito constitucional que deve ser respeitado (art. 220 da CF). Contudo, deve ser exercido com responsabilidade e atendendo preceitos éticos, transmitindo à população informação de credibilidade e que não violem a honra e a imagem das pessoas (art. 5°, X da CF).

2 – A fala do jornalista, ao proferir acusações genéricas, coloca dúvida sobre a credibilidade e lisura de todo o Poder Judiciário, atingindo a honra e dignidade de todos os magistrados paraibanos, notadamente de todos aqueles juízes e desembargadores que eventualmente tenham proferido qualquer decisão em processos envolvendo a disputa na sucessão municipal da cidade de Bayeux.

3 – Se o jornalista em questão tem conhecimento de qualquer ato criminoso praticado por qualquer magistrado da Paraíba, tem o dever legal e moral de comunicar esse fato à Corregedoria local ou diretamente ao Conselho Nacional de Justiça, apontando as evidências do crime. Utilizar-se de um sistema de comunicação respeitado como a rádio Arapuan para difundir acusações genéricas não é o que se espera de um jornalismo ético e de qualidade.

4 – A AMPB espera que Gutemberg Cardoso se retrate das acusações genéricas que ofendem à integralidade do Poder Judiciário paraibano e entregue à Corregedoria-Geral de Justiça as provas que tenha conhecimento sobre as “supostas compras de decisões” nos plantões judiciários, identificando os responsáveis pelos atos criminosos.

João Pessoa, 12 de agosto de 2020.

Max Nunes de França
Presidente da AMPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253