10/06/2019
Nova lei torna crime denunciação caluniosa com fins eleitorais


Com a nova lei, quem acusar falsamente alguém que concorre a cargo político, com o objetivo de afetar sua candidatura, poderá ser condenado. A pena é de dois a oito anos de prisão, além do pagamento de multa. A penalidade ainda pode ser aumentada em um sexto, caso o acusado use o anonimato ou nome falso.
 
Para o advogado Willer Tomaz, do escritório Willer Tomaz Advogados Associados, a nova lei traz grandes mudanças no tratamento jurídico da denunciação caluniosa.
 
"O novo tipo incriminador se assemelha bastante ao do artigo 339 do Código Penal, porém com a diferença da finalidade eleitoral e com aspectos especiais capazes de grandes transformações práticas. Primeiro, é mais abrangente porque enquanto o CP faz menção a 'crime', a nova lei faz menção a 'ato infracional', o que inclui tanto 'crime' quanto 'contravenção penal'. Segundo, antes a competência era da Justiça Federal, porque se entendia que a administração da Justiça Eleitoral afetava interesse da União. Agora, a competência passa a ser da Justiça Eleitoral."
 
De acordo com Tomaz, a nova lei é bem-vinda e deverá levar os cidadãos a serem mais prudentes nas redes sociais, bem como os partidos e os políticos a reverem as suas estratégias de campanha eleitoral nos próximos pleitos. "A regra vale para todos, cidadão, partidos e políticos."
 
O advogado destaca que a nova legislação preencheu uma lacuna para adaptar as regras eleitorais aos novos fenômenos sociais e tecnológicos, em especial, em relação ao uso de redes sociais e à propagação de notícias falsas.
 
"Em tempos de novas tecnologias, redes sociais e fake news, a nova lei preencheu uma lacuna que era prejudicial ao próprio processo eleitoral democrático, de modo que agora tanto o particular quanto os partidos e os políticos, especialmente em períodos de campanha, certamente ficarão mais atentos e mais cautelosos na divulgação de notícias incriminadoras e difamatórias em relação a adversários políticos. Mais do que isso, é crível que candidatos e partidos revejam as suas estratégias eleitorais de agora em diante."
 
Migalhas
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253