19/06/2019
Novas turmas reúnem especialistas para treinamento em inteligência artificial


Estão abertas as inscrições para as novas turmas do Workshop de Desenvolvimento Colaborativo de Modelos de Inteligência Artificial (AI) previstas para julho e agosto. O evento destina-se a servidores do Poder Judiciário da área de Tecnologia da Informação. Para participar, basta entrar na página do evento no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e se inscrever em uma das datas disponíveis.
 
As novas turmas ocorrerão nos dias 3, 17 e 31 de julho; e 14 e 28 de agosto, com oferta de 18 vagas para cada edição. O evento aborda o tema da Inteligência Artificial aplicada ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), com uso do Sinapses, projeto desenvolvido pela equipe do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que o coordena no Laboratório de Inovação do CNJ. 
 
Curso
 
Na terceira edição do treinamento, em 5 de junho, mais de 20 especialistas e magistrados de todo o país receberam treinamento para utilizar a ferramenta Sinapses e mostrar como ela está inserida no Laboratório de Inovação para o Processo Judicial em meio Eletrônico (Inova PJe).
 
“Estou impressionado em ver que o CNJ está trabalhando com tecnologia de ponta e muito feliz com a oportunidade de estar aqui aprendendo junto”, afirmou o Gleydson Vilanova Coelho, da equipe de tecnologia do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), que veio à Brasília exclusivamente para participar do curso ao longo de um dia inteiro. “Volto para o meu tribunal com o objetivo de sensibilizar a todos para a necessidade de termos na equipe um analista de dados e em especialista em inteligência artificial para convergirmos os nossos projetos aos que estão sendo apresentados no curso”, afirmou.
 
O Sinapses é uma ferramenta de IA que tem a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial para aprimorar o serviço prestado pelo Poder Judiciário. Desde a extração de dados ao treinamento e aplicação dos modelos de IA, o Sinapses disponibiliza serviços que otimizam a realização de tarefas repetitivas (automação), predições, agilização do andamento processual, além de conferir maior segurança.
 
“Os tribunais já estão trabalhando em iniciativas soltas e a ideia do workshop é unir experiências, permitir o intercâmbio de conhecimento. A procura pelo curso tem sido excelente”, contou Alcides Fernando Campo, um dos desenvolvedores do Sinapses e palestrante do workshop. A quarta turma chega ao CNJ nesta quarta-feira (19/6).
 
CNJ
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253