03/12/2018
PB encerra XII Semana Justiça pela Paz com integração multiprofissional da Rede de Atendimento às mulheres


Na última sexta-feira (30 de novembro), a XII Semana da Justiça pela Paz em Casa foi encerrada no Fórum Regional de Mangabeira com o fortalecimento da Rede de Atendimento às mulheres da Paraíba, por meio da integração multiprofissional durante a II Mostra de Serviços. Psicólogas, assistentes sociais, educadoras sociais, advogadas e agentes da Polícia se revezaram para atender as vítimas que compareceram às audiências. Na oportunidade, houve troca de experiências, com o objetivo de aprimorar as atividades realizadas em todo o Estado pelas Coordenadorias e Secretarias estaduais e municipais.
 
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, compareceu ao Fórum de Mangabeira para agradecer aos participantes que estão na Capital, estendendo aos demais de outras comarcas do Estado. “A Coordenadoria da Mulher vem implementando um trabalho bem planejado e está colhendo bons frutos. Todos os juízes e servidores vestiram a camisa para contribuir com a mudança de mentalidade e efetivo combate à violência. Temos muito a agradecer”, registrou o magistrado.
 
“Verificamos o empenho de toda a equipe para o sucesso da campanha e, principalmente, o comprometimento para eliminar os ciclos de violência a partir dos encaminhamentos terapêuticos e orientações educacionais. A gratidão marca esse encerramento”, afirmou a juíza Graziela Queiroga, coordenadora da Mulher. Também estão na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar os juízes Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior e Renata Barros de Assunção.
 
Uma iniciativa implementada nesta edição, o Espaço Kids, foi aprovada por todos os usuários que passaram pelo Fórum de Mangabeira esta semana. “Pudemos tranquilizar as crianças e as vítimas, assegurando um cuidado adequado ao público infantil enquanto as mães eram atendidas nas audiências”, ponderou a psicóloga Andrea Diniz, integrante da equipe multidisciplinar do Juizado da Violência Doméstica da Capital. A analista explicou, ainda, que além de atender as demandas judiciais, o grupo estava à disposição para informações ao público externo, como os estudantes universitários que foram ao Fórum conhecer o programa e fazer pesquisa sobre violência doméstica.
 
A educadora social Taísa Gomes, técnica de referência da proteção social especial de média complexidade, explicou que 29 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) municipais e 16 regionais participaram da Campanha nesta Semana, efetuando atendimentos em todo o Estado. “É fundamental esse trabalho da Campanha para fortalecer o enfrentamento e articular a participação das unidades”, pontuou a educadora, que estava com as assistentes sociais Valeska Henrique e Roberta Evangelista compondo a equipe.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado monitora, avalia e dá suporte aos CREAS regionais e municipais da Paraíba. A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de João Pessoa também esteve presente para divulgar o Centro de Referência da Mulher e a Ronda Maria da Penha, com a advogada Aline Alencar, assim como a Defensoria Pública, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) – Sul, com a defensora pública e coordenadora da DEAM Eliane Cavalcanti.
 
“Essa interação e articulação entre os membros que compõem a Rede de Atendimento gerará os melhores frutos para o enfrentamento estratégico do fim da violência doméstica”, destacou a psicóloga Vanilda Luna, servidora da Defensoria Pública, que realizou vários atendimentos nesta semana com Nanci Vieira.
 
De acordo com artigo 8º da Resolução nº 254/2018 do Conselho Nacional de Justiça, as Coordenadorias da Mulher têm até sete dias para fornecer à Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania os dados e relatórios de ações de cada semana.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253