08/11/2017
Presidente da AMPB prestigia evento pelos cinco anos de existência do Núcleo de Conciliação do TJPB


“Queremos chamar a atenção das pessoas para este olhar do Judiciário, onde os sentimentos das pessoas valem muito mais do que um caderno processual. É preciso que as lágrimas, os choros, os medos, os dramas das pessoas sejam compreendidos pelos magistrados, sensibilizando e humanizando o atendimento”. As palavras foram ditas pelo diretor adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, durante a abertura do Musical denominado “Um toque de Paz”, que celebrou os cinco anos de existência do Núcleo de Conciliação.
 
O evento ocorreu no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, na noite desta terça-feira (7 de novembro), e contou com a presença da presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha.
 
Na ocasião, o diretor do Núcleo, desembargador Leandro dos Santos, ressaltou o sucesso do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão, consolidando uma Política estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Ainda precisamos crescer e expandir a estrutura, mas o que já foi feito ao longo desses cinco anos foi formidável, por meio da dedicação de magistrados e servidores que se doaram, realizaram um trabalho com muito afinco e com resultados exitosos, que merecem toda esta comemoração”, avaliou.
 
Outro dirigente do Núcleo é o magistrado Bruno Azevedo, que destacou a expansão da Política de Conciliação pela Paraíba, através da instalação de Centros de Conciliação e Cidadania (Cejuscs), e a realização de inúmeros convênios firmados.
 
“Somos testemunhas de todo o êxito do compromisso assumido pelo Tribunal de Justiça em buscar uma cultura de paz. Já temos 25 Centros de Conciliação instalados, de Cabedelo a Cajazeiras, buscando parcerias com cursos de Direitos de universidades públicas e privadas, Procon estadual, municipal, associação comercial, igrejas, entre outras instituições. É uma política que vem dando certo, com novos caminhos de acesso à Justiça”, declarou o juiz.
 
O Núcleo prestou homenagem ao presidente do TJPB, Des. Joás de Brito Pereira Filho 
 
O presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, louvou a iniciativa dos dirigentes do Núcleo, ao comemorar o aniversário do NUPEMEC com arte, divulgando a importância da conciliação. Afirmou que a prática é fundamental, além de um caminho sem volta. “É uma realidade a continuidade desta política na minha gestão, pois é uma prática que auxilia na solução de muitos problemas. A população precisa se conscientizar de que, quanto menos judicializarmos e mais resolvermos os conflitos de forma rápida e eficaz, melhor será para todos”, analisou o presidente.
 
Programação – A noite foi aberta ao som da banda de música da Polícia Militar e com a condução das bandeiras da Paraíba, João Pessoa, TJPB e de cada comarca onde foram instalados Centros de Conciliação: Campina Grande, Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Itabaiana, Patos, Sapé, Catolé do Rocha e Conceição.
 
Também houve exibição de vídeo, produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional do TJPB, com os principais feitos do NUPEMEC ao longo dos cinco anos, e apresentações culturais diversas. O público pode se encantar com o repente e a poesia de Oliveira de Panelas; a musicalidade do Grupo ‘Quinteto a Sanfonada’ de Campina Grande; a alegria na estória narrada na Peça “Um sonho de justiça”, montada pelo Grupo teatral Unipê em Cena, com texto do juiz Antônio Carneiro; e voz da cantora que encerrou o Musical, Tâmara Cruz.
 
O evento homenageou, ainda, todos os desembargadores que estiveram à frente da direção dos trabalhos do Núcleo – Fátima Bezerra Cavalcanti, Maria das Graças Morais Guedes e o atual diretor, desembargador Leandro dos Santos – além da servidora Rosaly Montenegro.
*Com informações do TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253