05/03/2020
Presidente da AMPB prestigia lançamento do 17º Prêmio Innovare


Estão oficialmente abertas as inscrições para o 17º Prêmio Innovare. O lançamento foi realizado durante cerimônia, dia 3 de março, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a presença da diretoria do Instituto, ministros e autoridades do Judiciário. O presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França, prestigiou o evento que tem como principal objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
 
As inscrições vão até o dia 5 de maio. Este ano, o tema é livre para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Será escolhida entre estas, como prática Destaque, a iniciativa que represente os melhores esforços para a Defesa da Liberdade.
 
“A liberdade é um dos valores mais importantes da civilização. Sem ela, ninguém jamais será plenamente realizado, como indivíduo ou membro da comunidade. Embora todos reconheçam seu valor, a liberdade sofre ameaças de diversas naturezas. A Constituição Federal contém 19 menções à palavra liberdade e, já em seu preâmbulo, a reconhece como um dos ‘valores supremos’ da sociedade. Zelar pela liberdade é dever de todos e muitos têm se dedicado a defendê-la. Por isso, o Instituto Innovare premiará este ano a prática que mais contribua para a realização dessa garantia fundamental. Nas suas diversas nuances, a liberdade é essencial para uma vida digna. Liberdade de ir e vir, de pensamento, de expressão, de imprensa, de manifestação, de reunião, econômica, de empreender, religiosa, de exercício profissional, de associação, de orientação sexual, ou, simplesmente, Liberdade. O tema do Prêmio Innovare em sua 17ª edição é uma homenagem a todos os que se dedicam à Defesa da Liberdade”, destacou um comunicado do Instituto durante a cerimônia de lançamento. 
 
Outra novidade este ano é a criação da categoria CNJ/Gestão Judiciária, que premiará a melhor iniciativa que tiver como tema a gestão do Poder Judiciário. A categoria, desenvolvida em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será escolhida entre as já aprovadas pelo banco de práticas desta instituição. Para participar da CNJ/Gestão, será necessário que a prática seja, antes, publicada no Portal do CNJ. Portanto, não haverá opção para inscrição nesta categoria no site do Innovare.
 
“O CNJ vem se dedicando a divulgar e disseminar boas práticas e por isso a parceria com o Innovare é muito coerente. Identificamos a necessidade de dar destaque à área de gestão para colaborar com o aprimoramento do Sistema Judiciário e acreditamos que isso vai estimular que os profissionais da área revelem os seus trabalhos neste sentido em todo o Brasil”, explica o diretor do Instituto Innovare, Sérgio Renault.
 
Premiado em 2011 com a prática Grupo Permanente de Atuação Pró-Ativa, o ministro André Mendonça, que hoje compõe a Comissão Julgadora do Innovare, fez um retrospecto sobre a criação do trabalho que colaborou para a recuperação de milhões de reais desviados em esquemas de corrupção. E destacou a importância do Innovare.
 
“O Innovare veio preencher uma lacuna e revelar a importância da inovação no sistema de justiça, capaz de trazer mais eficiência para o sistema e, acima de tudo, atender o cidadão”.
 
Saiba mais sobre como participar do Innovare
 
Práticas em andamento - Podem concorrer ao Prêmio Innovare trabalhos que já estejam em prática e que tenham resultados positivos para o aprimoramento do sistema de justiça em todos os estados do país. Para realizar sua inscrição, entre no site e acesse o link que está na capa. Depois de realizar o cadastro, responda as perguntas do formulário, detalhando as informações sobre a sua iniciativa.
 
Categorias - Podem se inscrever no Innovare profissionais do meio jurídico em geral nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia.  Na categoria Justiça e Cidadania, também podem participar profissionais de todas as áreas do conhecimento, desde que tenham práticas relacionadas ao aprimoramento e administração do sistema de justiça e dos serviços prestados por este sistema à população. Para concorrer na categoria CNJ/Gestão Judiciário é preciso que a prática já tenha sido aprovada pelo CNJ e esteja publicada no Portal Boas Práticas.
 
Número de práticas por candidato - O objetivo do Prêmio Innovare é disseminar as boas iniciativas na área jurídica para todo o país. Quanto mais iniciativas, maiores as chances de cumprirmos o nosso papel de destacar estas práticas e estimular sua reprodução em outras regiões. Portanto, não há limite para inscrição de práticas por candidato. No entanto, serão aceitas apenas práticas que já estejam em andamento. Projetos e propostas de ação não podem ser inscritos.
 
Critérios para escolha das melhores práticas - Escolhemos práticas que tenham eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade (características que permitam sua replicação em outras regiões), alcance social e que tragam satisfação ao usuário final. Também observamos a abrangência territorial, ou seja, a capacidade de expansão geográfica da prática.
 
Inscrição de projeto que já concorreu - Todos os anos recebemos muitas inscrições e é provável que você ainda não tenha conquistado a premiação, mas isso não significa que seu trabalho não possa ser escolhido desta vez. Sempre é tempo de concorrer.
 
Formato de arquivos para inscrição – Para se inscrever no Innovare não é possível enviar arquivos de texto já formatados, com a descrição completa do seu projeto. É necessário que cada uma das perguntas do formulário de inscrição seja respondida de forma objetiva. Para enriquecer a apresentação, você pode enviar fotografias e vídeos que ilustrem sua prática e, principalmente, mostrem o trabalho em funcionamento. O ideal é que as fotos tenham resolução de 900 a 1000 pixels e cerca de 200 a 300dpi, preferencialmente em formato jpg.
 
 
*Com informações do Innovare
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias



Convênios
Ver todos
  • 30%
    Crisvictorio – Tratamento de Estética
  • Até 30%
    Ademicon
  • 15%
    Tartuferia Savitar
  • 40%
    Federação Paraibana de Taekwondo
  • 10%
    Brabus Blindados
  • 15%
    Valisere Altiplano Shopping
  • 15%
    Colégio GGE
  • Até 20%
    Zeiss
  • Até 33%
    Aliança Francesa
  • Até 15%
    Nutricionista Anna Einecke
Plano UNIMED
Formulários de adesão e exclusão.

Receba as novidades da AMPB



Atualize seu cadastro





© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253