03/08/2021
Tal pai, tal filho - AMPB em homenagem a pais de filhos magistrados


O juiz Herbert Lisboa ingressou na magistratura seguindo os passos de seu pai, o desembargador Martinho Lisboa. Em homenagem ao "Dia dos Pais" deste ano de 2021, escreveu emocionante texto sobre essa bela história. Leia a seguir:

"A Olivetti, o meu pai e sua influência

Filho de magistrado convive desde cedo com os discursos do direito, com a experiência da leitura e os ideais de justiça. Percebi já em tenra idade o quão é relevante aprender coisas por meio do estudo. O ser humano é fruto de um ambiente familiar e social.

Quando menino, era rotina ver o meu pai sentado numa cadeira giratória, daquelas que toda criança gosta de se apoderar pelo seu peculiar balanço, teclando numa “olliveti” que ficava numa pequena mesa ao lado do seu birô, em um cômodo da casa. Aquilo me fascinava. Não entendia muito o que significava, mas sabia que era algo importante, pois sentia que aquela máquina falava após as batidas daquelas letrinhas no papel. Ele mesmo me narrava isso. 

Era assim quase todos os dias. Depois de um longo e silencioso estudo se seguia a mesma rotina: com os dedos na máquina o meu pai fazia, como uma mágica, as letras saltarem para o papel, saindo da sua vida inanimada de dentro da olliveti, para um complexo mundo da comunicação. Ouvia a batida de longe. Havia uma certa poesia nisso, porque sabia que as letrinhas após o “tac-tac” alcançavam a liberdade. Ainda hoje conservo essa relíquia, fabricada no final da década de 1950, ao tempo em que o meu pai aos 83 anos manuseia com segurança seu notebook e as redes sociais. 

Não é incomum que filho de magistrado não queira seguir a mesma carreira do pai. A dedicação intensa ao trabalho quase sempre faz o filho não gostar da profissão do pai que toma o tempo da diversão e da brincadeira em família. Com o meu pai, a situação era um pouco diferente, ele reservava momentos para os filhos e isso não causava esse efeito negativo.

Não bastava dizer o certo ao filho, mas fazer o certo de modo que pude assimilar na prática qual o melhor percurso a seguir e postura a tomar nas decisões da vida. Creio que isso ajudou a influenciar o meu destino profissional e o meu caminhar enquanto magistrado, filho e pai. Sou grato e feliz por estar seguindo os seus passos, aprendendo com os seus erros e acertos, na busca sempre de uma harmonização entre trabalho, família e lazer.

Quando o homem se torna pai sabe o quão é complexa essa missão. “Quem honra o seu pai achará alegria em seus filhos e será ouvido no dia da oração” (Eclesiastes, cap.3, v. 6). 

Obrigado meu pai por todos os ensinamentos. 

Fraternal abraço aos pais de todos os magistrados e magistradas!"

João Pessoa, 3 de agosto de 2021.

Herbert Lisboa

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253