00/00/0000
TJ da Paraíba rejeita sugestão da AMPB de extinguir férias forenses


O Tribunal Pleno do Poder Judiciário da Paraíba votou, na última quarta-feira (1/06), proposta de resolução sobre as férias forenses e não acolheu a sugestão da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) para a extinção das férias coletivas dos meses de janeiro e julho, conforme previsto na emenda constitucional 45 que tratou da Reforma do Judiciário. O TJ, seguindo a orientação do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, resolveu manter as férias coletivas no mês de julho e suspender os prazos processuais.

            No entender da AMPB, a decisão do TJ/PB contraria a emenda constitucional/45 e se opõe à celeridade processual, exigida por toda a sociedade. “Revela-se como equivocada a política judiciária que deixa de cumprir comando constitucional trazido pela Reforma do Judiciário que determinou expressamente a extinção das férias coletivas. Por ser uma atividade essencial para a população, a Justiça deve funcionar ininterruptamente”, revelou o presidente da AMPB, Marcos Salles.

            O representante dos magistrados estaduais, juiz Marcos Salles, mostrou-se preocupado com a decisão do TJ de suspensão dos processos e manutenção das férias coletivas, fato que, segundo ele, não irá contribuir para a celeridade da Justiça. “Os juízes, no futuro, poderão ser responsabilizados pela falta de celeridade, sem que tenham contribuído para isso”, revelou Salles.

            A AMPB espera que o Tribunal de Justiça reconsidere a posição até agora adotada e passe a cumprir o preceito constitucional que tem por objetivo a busca pela rapidez na tramitação dos processos. Na opinião dos magistrados paraibanos, as férias coletivas precisam ser extintas, estabelecendo-se regime de plantão, inclusive para os Tribunais, apenas, nos períodos em que não houver expediente normal.

 

AMPB – Praça Venâncio Neiva, s/n – Fórum Cível da Capital – Centro

Assessoria de Imprensa– Telefax: 216-1491 -  imprensa@ampb.org.br. 

 

 

           

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253