19/11/2018
TJPB escolhe nova mesa diretora para o biênio 2019/2020


O presidente eleito do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, logo depois de sua escolha, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa e adiantou algumas prioridades para sua gestão no Biênio 2019/2020. Dentre elas, estão intensificar, ainda mais, a pacificação no âmbito do TJPB e economizar em todos os setores do Poder Judiciário estadual. Márcio Murilo foi eleito na 22ª Sessão Administrativa do Pleno e em escrutínio secreto, na manhã desta quarta-feira (14), com 14 votos. O desembargador Márcio Murilo será o 50º presidente do Judiciário estadual e assume as atividades da Corte a partir do dia 1º de fevereiro de 2019. 
 
Na mesma sessão, ainda foram eleitos para a Vice-Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça, respectivamente, os desembargadores Arnóbio Alves Teodósio, que obteve 11 votos, e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, com 10 votos. Também foram escolhidos o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, o ouvidor-geral de Justiça, desembargador José Aurélio da Cruz, e o ouvidor substituto, desembargador João Benedito da Silva.
 
O Tribunal Pleno ainda escolheu, por aclamação, os novos membros efetivos e suplentes do Conselho da Magistratura para o próximo biênio. São eles: os desembargadores João Benedito da Silva, Maria das Graças Morais Guedes e Leandro dos Santos (efetivos). Para suplentes, foram escolhidos os desembargadores Saulo Henriques de Sá e Benevides, Fátima Bezerra Cavalcanti e Luiz Silvio Ramalho Júnior. 
 
“Desde ontem, estou muito feliz, porque tive o respaldo importantíssimo dos juízes de 1º Grau, em enquete realizada pela Associação dos Magistrados da Paraíba, na qual obtive  58,5% dos votos dos meus colegas, dentre dez candidatos inscritos à Presidência do TJ. Isso não demonstra concorrência, e sim convergência, assim como aconteceu no Pleno”, comentou o futuro presidente do TJPB. 
 
Ao responder sobre seus principais objetivos, Márcio Murilo afirmou que vai trabalhar por uma gestão pacificada, participativa, coletiva e dentro do espírito púbico. “Vamos economizar em todos os setores. Nossa gestão será prática, sempre voltada ao diálogo maior com a sociedade, magistrados e servidores. Vamos, também, continuar investindo na informática, seguindo as boas iniciativas desenvolvidas pelo atual presidente, desembargador Joás de Brito Pereira Filho”, adiantou.
 
Sobre o relacionamento com o Poder Executivo, o desembargador disse que será o melhor possível, sempre dentro do universo do diálogo. “Os três poderes sempre devem ser bem representados e eficientes. Vamos dar o bom exemplo, que é cortar gastos, até mesmo com pessoal, se for necessário”, avaliou.
 
A presidente da AMPB, juíza Aparecida Gadelha, usou da palavra no Pleno do TJPB após a escolha da nova mesa diretora do Poder Judiciário paraibano. A magistrada parabenizou os eleitos e enfatizou, mais uma vez, o anseio da magistratura em participar do processo de escolha.
 
Veja a manifestação da magistrada: "Os juízes da Paraíba, enquanto membros deste Poder, ainda não podem participar deste processo de escolha da mesa diretora do Tribunal de Justiça. Tenho certeza de que em breve mudaremos essa realidade e será permitido à magistratura colaborar com o TJPB na sua administração, na sua gestão, no seu planejamento. 
 
Tendo como finalidade reforçar essa luta da AMPB, realizamos consulta entre nossos associados e associadas para que se manifestassem sobre sua preferência sobre os desembargadores que deveriam assumir os cargos de presidente e vice-presidente.
 
A magistratura escolheu como presidente o des. Márcio Murilo, hoje eleito por esta Corte. Como vice-presidente, a maioria escolheu o des. Fred Coutinho. Nossa voz ainda não foi totalmente ouvida, mas um dia será. Tenho certeza.
 
A mesa diretora hoje eleita tem um grande desafio pela frente, mas deixo aqui o registro de que a AMPB estará aberta ao diálogo, no objetivo de conseguir o aprimoramento da prestação jurisdicional". Além da presidente, os juízes Sivanildo Torres, Max Nunes e Fabrício Meira também representaram a AMPB durante a sessão.
 
“A nova Mesa Diretora para o próximo biênio vai contribuir para fortalecer, ainda mais, a união deste Tribunal. Parabenizo os membros eleitos. Todos são merecedores de seus respectivos cargos”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira Filho.
 
O vice-presidente eleito, Arnóbio Alves Teodósio, afirmou que vai assumir o compromisso de trabalhar em harmonia com a Mesa Diretora, com fidelidade e em benefício do jurisdicionado. “A tutela jurisdicional que defendo tem que ser mais rápida, eficiente e eficaz. Para tanto, temos que verificar as necessidades do 1º Grau, suas prioridades, no que diz respeito a funcionários e condições de trabalho”, destacou. Para isso, segundo ele, é preciso unir todos os magistrados nesse sentido.
 
Na ocasião, o corregedor-geral eleito, desembargador Romero Marcelo, disse que tem como meta prioritária uma prestação jurisdicional rápida e eficiente. “O projeto é buscar com os magistrados e servidores as melhores formas da realização dos serviços voltados à sociedade. Evidentemente, vamos dar continuidade aos projetos que estão em andamento. Recebo a Corregedoria organizada, pelo atual corregedor, desembargador José Aurélio da Cruz”, enfatizou. 
 
O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, espera que  a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba possa modelar e conduzir o TJ, criando medidas estruturais que possibilitem uma atuação mais eficiente e resolutiva. “Com essa conduta, dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo atual presidente, desembargador Joás de Brito Pereira Filho”, ressaltou.
 
Currículo  - Márcio Murilo é natural de Serraria, no Brejo paraibano. É filho do desembargador aposentado Miguel Levino (in memorian) e da professora Olga da Cunha Ramos. Em 1987, foi o primeiro colocado no concurso de Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual. Nesse cargo, atuou nas Comarcas de Esperança naquele mesmo ano, Conceição (1989), Itabaiana (1990), Sapé (1991) e Campina Grande. Na Capital, foi juiz da 2ª Vara de Família e da 1ª Vara Cível. Pelo critério de merecimento, ascendeu, no dia 17 de novembro de 2005, ao cargo de desembargador do TJPB. No biênio 2009/2010, exerceu o cargo de diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). No biênio 2013/2014, foi corregedor-geral de Justiça.
 
*Com informações do TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253