29/07/2021
Tribunal de Justiça da Paraíba cria Centro de Inteligência e Inovação


O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução que institui o Centro de Inteligência e Inovação do Poder Judiciário estadual (Cein-TJPB). A decisão administrativa aconteceu na sessão dessa quarta-feira (28 de julho), presidida pelo desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, presidente do Tribunal. Um dos objetivos do Centro é coletar ideias inovadoras destinadas à melhoria da prestação jurisdicional.

De acordo o juiz auxiliar da presidência do TJ, Euler Jansen, o Centro de Inteligência e Inovação tem várias funções. “A principal, a meu ver, é que as políticas, projetos e ações ligadas a inovações e avanço convirjam para o Centro, que intercederá perante a administração, para que se tornem políticas públicas do Tribunal, além de acompanhar a sua execução”, comentou o magistrado.

Entre outras funções do Cein, estão a de manter contínua interlocução com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com os demais órgãos do Poder Judiciário, objetivando o compartilhamento de experiências exitosas na área tecnológica, como ainda viabilizar parcerias com outras entidades da Administração Pública ou entidades privadas, com vistas ao desenvolvimento de projetos tecnológicos.

O juiz titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Queimadas, Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, foi o magistrado idealizador do projeto. Ele disse que outra função do Cein-TJPB é elaborar e apresentar à presidência do Tribunal de Justiça projetos tecnológicos, inclusive de inteligência artificial, para aperfeiçoar e conferir celeridade ao processamento das demandas judiciais e administrativas.

Jeremias Melo afirmou que a aprovação do Centro de Inovação e Inteligência coloca o Judiciário paraibano na vanguarda da política de busca por inovação tecnológica que mira a eficiência da prestação jurisdicional. “Além disso, abre um importante canal de interlocução e conexão para o compartilhamento de experiências inovadoras com a sociedade, os órgãos essenciais da justiça e, especialmente, a academia”, comentou.

TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253