00/00/0000
Juiz Onaldo Queiroga estimula culto a Gonzagão e recebe troféu Asa Branca


Em solenidade ocorrida no último dia 19 de agosto, no Teatro Paulo Pontes, o escritor, pesquisador da obra de Luiz Gonzaga e Juiz de Direito Onaldo Rocha de Queiroga foi contemplado com o troféu Asa Branca 2008. O prêmio é concedido a pessoas que, notadamente, estão contribuindo para a preservação e difusão não só da memória do Rei do Baião, mas também da obra do músico nascido em Exu-PE. O evento contou com as presenças do Governador do Estado, Cássio Cunha Lima, dos magistrados Marcos Coelho de Salles, Antônio Silveira Neto, Antônio Eimar de Lima, Inácio Jairo de Albuquerque, Francilucy de Sousa Mota, Júlio Paulo Neto e dos pais do premiado, desembargador Antônio Elias de Queiroga e a professora Onélia Queiroga. A noite contou ainda com shows com o humorista e cantor João Cláudio Moreno e do sanfoneiro Joquinha Gonzaga.

Com a premiação, a Fundação Vovô Januário, de Pernambuco, instituiu justamente a promoção do reconhecimento daqueles que com suas ações promovem a preservação, manutenção e divulgação da cultura Gonzagueana. Na Paraíba, além de Onaldo, o poeta Ronaldo Cunha Lima também recebeu o troféu.

A premiação faz parte da Jornada Gonzagueana, que reverencia Gonzagão, visando preservar e discutir a obra deste ícone da cultura nordestina. Na Paraíba, o evento é uma realização conjunta da Fundação Vovô Januário, fundada por Luiz Gonzaga, e do Governo do Estado, através da Fundação Espaço Cultural (Funesc).

A jornada promove o encontro de personagens que fizeram parte da história de Luiz Gonzaga, personagens estas que irão discutir e difundir a importância da obra do filho de Januário e de dona Santana, sua perpetuação e sua influência na cultura nordestina. O evento já passou por cidades como Juazeiro do Norte (CE), Teresina (PI), Cajazeiras (PB), Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE) e Garanhuns (PE).

Por onde passa a jornada adquire características próprias da cidade que abriga o evento. Em João Pessoa, ela segue até o dia 7 de setembro. Com uma programação diversificada, além da entrega do troféu Asa Branca, haverá a exposição "Rumo ao Centenário de Luiz Gonzaga do Nascimento" e palestras proferidas pelos pesquisadores Reginaldo Silva, Orlando Camboim, Onaldo Queiroga e Paulo Wanderley. Esses eventos irão acontecer tanto na Galeria Archidy Picado quanto no Auditório Verde, ambos no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

Ascom da AMPB, com informações da Ascom do Governo do Estado da PB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253