Pleno reúne-se a partir das 14h desta segunda-feira (06)
06/09/10
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba realizará sessão extraordinária na tarde desta segunda-feira (6 de setembro). Na pauta, serão analisados três processos administrativos: o que dispõem sobre os critérios de merecimento para promoção de magistrados; outro sobre os critérios de convocação de juízes de primeiro grau para fins de substituição de desembargadores; e, por último, o projeto do novo horário de funcionamento dos órgãos jurisdicionais e administrativos do Poder Judiciário estadual. Os trabalhos têm início às 14h no 1º andar do Palácio da Justiça.
O processo número três da pauta dispõe sobre o novo horário de funcionamento do Poder Judiciário do Estado. Se aprovado, no TJPB e nas comarcas de terceira entrância, o expediente será das 12h às 19h (de segunda a quinta-feira) e das 7h às 14h (sexta-feira). Nas demais unidades judiciárias, será das 7h às 14h de segunda a sexta-feira.
Já o primeiro da pauta é o Processo Administrativo nº 283.139-2, que trata da promoção por merecimento de magistrados e acesso para o segundo grau do Judiciário estadual. De acordo com o texto, essas promoções serão realizadas em sessão pública, com votação nominal e fundamentada, iniciando-se pelo magistrado votante mais antigo.
O magistrado também terá que preencher, pelo menos, três critérios mínimos: contar com, no mínimo, dois anos de efetivo exercício, devidamente comprovados, no cargo ou entrância; figurar na primeira quinta parte da lista de antiguidade aprovada pelo Tribunal; não reter autos, injustificadamente, além do prazo legal; não ter sido punido, nos últimos doze meses, em processo disciplinar, com pena igual ou superior à de censura e não estar em disponibilidade em razão de penalidade ou afastado de suas funções por processos administrativos ou criminais.
Na segunda posição da pauta extraordinária está o Processo Administrativo nº 283.140-6, que trata dos critérios de convocação de juízes de primeiro grau. O artigo 1º da Resolução determina que a convocação do juiz será feita a partir de afastamento do membro do Tribunal por prazo superior a 30 dias, sob qualquer pretexto. O magistrado também deverá ser da 3ª entrância, com exercício na comarca da Capital.
FONTE: Ascom do TJPB
Notícias relacionadas
- 16/12/2011 » STF suspende penalidade disciplinar contra juíza paraibana
- 23/11/2011 » Conselho Executivo aprova Santa Catarina para sediar V Enaje
- 26/10/2011 » AMB discute recomposição dos subsídios em quatro parcelas
- 26/10/2011 » Atuação da AMPB e AMB no congresso assegura propostas de emendas ao orçamento
- 20/09/2011 » AMPB participará do Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do MP
- 20/09/2011 » AMB e entidades promovem ato por segurança e reajuste
- 19/09/2011 » AMB leva a Presidente da República proposta de segurança para magistrados
- 07/09/2011 » AMB esclarece equívocos sobre o reajuste dos Juízes e faz mobilização nacional dia 21
- 01/08/2011 » AMB realiza reuniões dos Conselhos, Coordenadorias e Secretarias nos dias 2 e 3 de agosto
- 01/07/2011 » AMB ingressa com mandado de injunção no STF pelo reajuste dos subsídios
Outras notícias
- 03/02/2012 » Nova Diretoria assume comando da AJURIS
- 03/02/2012 » TJPB instala Juizado de Violência contra a Mulher na Capital e unidade judicial começa a funcionar nesta 3ª
- 03/02/2012 » Supremo mantém poderes de investigação do CNJ
- 02/02/2012 » STF retoma análise de resolução do CNJ
- 02/02/2012 » Justiça e Igualdade será o tema do concurso de monografias da CIEJ em 2012
- 02/02/2012 » Direto do Plenário: STF mantém vigência de mais dois artigos de resolução do CNJ
- 02/02/2012 » Suspensa análise de liminar em ADI sobre poderes do CNJ
- 02/02/2012 » CNJ não pode substituir o Congresso Nacional
- 02/02/2012 » Fux suspende posse de desembargadores do TJ-RS
- 02/02/2012 » Juízes federais pedem que STF determine revisão de subsídios











