01/08/2006
"Eleições Limpas" no Jornal O Norte

Voto limpo
Lançada campanha contra corrupção eleitoral na PB
Terça, 01 de Agosto de 2006 07h32


A partir desta terça-feira, dia 1º, a sociedade contará com o Disk Denúncia para denunciar a compra de votos, doação de brindes, propaganda irregular e outros crimes eleitorais. O Disque-Denúncia (0300-2100010) funcionará diariamente, no período das 9 às 18 horas, e as denúncias também podem ser repassadas pelo e-mail denuncia@prpb.mtf.gov.br.

Durante reunião realizada ontem, no auditório da OAB, as entidades ligadas ao Fórum de Combate a Corrupção (Focco) lançaram a campanha de Combate à Corrupção Eleitoral que começa a ser exibida nos rádios e Tv´s na próxima semana.

Os filmes da "Operação Eleições Limpas", idealizada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), serão utilizados para a divulgação da campanha que tem como objetivo conscientizar os cidadãos a identificar práticas ilegais na campanha eleitoral.

Para José Mário Porto Júnior, presidente da OAB-PB, "é preciso conscientizar a população de que voto não tem preço, tem conseqüência. Portanto o eleitor não pode vender seu voto em hipótese alguma".

De acordo com o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Marco Salles, os cidadãos se encontram num estado de revolta e apatia em relação às inúmeras denúncias de corrupção que envolvem os parlamentares e representantes políticos. "A inércia das entidades e da população não vai resolver o problema, por isso a necessidade de uma campanha de conscientização exibida no rádio e na tv sobre como reagir as velhas práticas políticas no processo eleitoral".

Para Marcos Salles o Ministério Público vem tendo um papel importante no combate a corrupção e a sociedade precisa saber como utilizar esse instrumento da democracia.

Marcos Salles completou: "o pleito deve ser transparente, devemos motivar a cidadania para se ter um juízo crítico de valor". Salles reiterou mais uma vez o interesse da magistratura paraibana em tornar o pleito, não só na Paraíba, mas em todo o país, o mais transparente e justo possível.

O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pogotto, sugeriu ontem a realização de um ato público entre os dias 1 e 7 de setembro para combater a corrupção eleitoral e o voto nulo. A proposta foi encaminhada durante uma reunião do Fórum de Combate a Corrupção (Focco), quando ocorreu o lançamento oficial da campanha de combate à corrupção eleitoral na Paraíba.

O "grito", que contará com a participação de diversas representações da sociedade, será realizado entre os dias 1 ao dia 7 de setembro na Praça de Independência, na capital paraibana, dentro das comemorações da Semana da Independência. Segundo Dom Aldo Pagotto é preciso unir toda a sociedade no intuito de defender a cidadania e a ética da política.





© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253