01/06/2007
Jornal Correio da Paraíba, em 01 de jundo de 2007

Associação dos Magistrados apóia voto em lista e financiamento público

Vanderlan Farias

Presidente da AMB diz que reforma só funciona se abordar fidelidade partidária, financiamento público de campanha e lista partidária

O presidente nacional da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Rodrigo Collaço, disse ontem que a reforma política só funcionará se as mudanças discutidas pelo Congresso Nacional focarem pelo menos três pontos: fidelidade partidária, financiamento público de campanha e lista partidária.

“Possivelmente na próxima semana o Congresso deve começar a votar a reforma política. É preciso que os parlamentares se debrucem sobre estes três pontos que são considerados os mais importantes da reforma. Se Isso acontecer, certamente já teremos uma melhora considerável do sistema político brasileiro”, prevê Collaço.

O presidente da AMB participou ontem em João Pessoa do lançamento da campanha educativa sobre a reforma política, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) e pela Associação dos Magistrados do Brasil, secção Paraíba. Segundo ele, a mobilização é importante para pressionar os congressistas a votarem as mudanças políticas o mais rápido possível.

Rodrigo Collaço explicou que a fidelidade é importante para garantir que os partidos não sejam usados apenas para proveito pessoal pelos políticos. Nesse sentido, o dirigente da AMB entende que medidas como o aumento do prazo de filiação para candidatos pode ser uma alternativa.

“Podemos adotar um prazo de três anos de filiação para os candidatos. Assim, quem mudar de partido não vai poder disputar a próxima eleição. Mas podemos também optar pela perda de mandato. O que não pode é permanecer o sistema atual que é totalmente distorcido”, afirmou o magistrado.





© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253