31/05/2007
Jornal da Paraíba, dia 31 de maio de 2007

Presidente da AMB lança hoje campanha sobre reforma política

DA REDAÇÃO

A campanha “Reforma Política: conhecendo, você pode ser o juiz dessa questão”, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), será lançada hoje na Paraíba, a partir das 16 horas, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), que está apoiando a iniciativa juntamente com a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

A AMB entende que o combate à corrupção passa por uma reforma profunda no sistema político e pretende discutir o assunto com a sociedade. “A reforma política é indispensável para o amadurecimento da democracia. E a informação é fundamental para que toda a sociedade esteja engajada em torno deste projeto”, justifica o juiz Rodrigo Collaço, representante da magistratura nacional, que estará em João Pessoa para o lançamento.

O evento contará também com a presença de Ernani Rodrigues de Carvalho, doutor em Ciência Política pela USP, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE e líder do Grupo de Pesquisa Judiciário, Constitucionalismo e Instituições de Controle Externo no CNPq, cuja palestra versará sobre a necessidade de uma reforma política no Brasil. O principal objetivo da campanha, idealizada pela AMB, é mostrar ao cidadão quais as principais propostas da reforma. Poucos sabem, por exemplo, o que é fidelidade partidária, voto distrital ou financiamento público de campanha.

Para esclarecer cada uma das mudanças em debate, a AMB desenvolveu uma cartilha, baseada no trabalho realizado pela cientista política Ana Luiza Backes e pela advogada Miriam Campelo de Melo Amorim, consultoras da Câmara dos Deputados. Para a cientista política Lucia Hippolito, a cartilha tem dois méritos: é didática e explica claramente as vantagens e desvantagens de alguns pontos da proposta. “E escapa da armadilha de tentar propor uma reforma política, ofício que é dos políticos”, avalia.

Na Paraíba, a AMPB, em parceria com a EJE, distribuirá três mil exemplares da cartilha. Com uma linguagem direta e simples, a cartilha será distribuída gratuitamente. “As ações devem acontecer em escolas públicas e privadas de ensino médio e universidades de todo o Estado, com a apresentação de palestras, distribuição de cartilhas e exibição de um videodocumentário produzido por professores e alunos do Iesp sobre o tema”, declara a juíza Maria dos Remédios, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral.




© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253