21/09/2006
Jornal O Norte tem matéria sobre pedido da AMPB sobre tropas federais

Plano de segurança
TRE-PB vai analisar pedidos de tropas federais para eleições
Quinta, 21 de Setembro de 2006 07h37


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Abraham Lincoln, disse, nesta quarta-feira, dia 20, que a Justiça Eleitoral vai analisar as solicitações de juízes eleitorais e coligações pedindo a convocação de tropas federais para garantir a segurança nas eleições 2006. O plano de segurança foi apresentado pelo secretário de segurança e defesa social Harrison Targino e, segundo o próprio presidente do TRE, poderá ser aperfeiçoado.


De acordo com o corregedor eleitoral, Alexandre Targino, o plano foi resultado das cinco reuniões regionais entre os órgãos de segurança do Estado, os juízes e os promotores eleitorais que relataram os problemas em suas comarcas e as possíveis soluções. "É um plano consistente que garante a segurança convencional, mas requer pequenos ajustes".


Alexandre Targino acrescentou que os pedidos feitos pelos juízes e promotores de Campina Grande será submetido a apreciação da corte e se necessário do TSE para definir o envio de tropas federais para reforçar a segurança no estado. "Essa decisão sairá o mais rápido possível já que faltam apenas dez dias para o dia da eleição", garantiu.


Após a solicitação dos juízes e promotores de Campina Grande, na tarde de desta quarta-feira, dia 20, a coligação Paraíba de Futuro também encaminhou requerimento pedindo o envio de tropas federais para garantir a segurança em 12 municípios. Estão na lista da coligação João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Araruna, Catolé do Rocha, Santa Luzia, Guarabira, Pombal, Sousa, Patos, Sapé e São Mamede.


De acordo com o advogado da coligação Marcelo Weick, além de não haver policiamento suficiente nestas localidades, o comandante da Polícia Militar, Lima Irmão, está sob suspeita de engajamento político com o atual governo. O advogado anexou ao requerimento denúncias de agressões verbais e até físicas a correligionários da chapa peemedebista.


O comandante da PM, coronel Lima Irmão, afirmou que mantém um posicionamento absolutamente isento até porque seu compromisso é com a instituição e a cidadania. "A PM e os órgãos de segurança do estado estão prontos para garantir um pleito com segurança e lisura e cabe a Justiça Eleitoral avaliar cada caso e decidir pelo envio de tropas federais", finalizou.

Em ofício encaminhado ontem, a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) , preocupado com o andamento do pleito eleitoral, também apresentou ao presidente do TRE pedido de solicitação de tropas federais.





© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253