22/11/2006
Jornal O Norte tem matéria sobre pesquisa realizada pela AMB

Edição do Jornal O Norte desta terça-feira, 21 de novembro, divulgou release enviado pela Assessoria de Imprensa da AMPB que trata do resultado da Pesquisa AMB 2006:


65,7% dos magistrados são favoráveis a limitar gastos

Pesquisa revela que juízes consideram ruim atuação da Justiça no exame das contas dos políticos

Pesquisa inédita da AMB (Associação dos Magistrados brasileiros), revela que 65,7%, dos 3 mil magistrados que responderam ao estudo, são totalmente favoráveis à limitação dos custos das campanhas eleitorais. Críticos, 55% dos magistrados dizem ser ruim a atuação da Justiça Eleitoral no exame das contas dos partidos políticos e dos candidatos. A pesquisa foi divulgada durante o XIX Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado na cidade de Curitiba, no Paraná, no perío do 15 a 18 de novembro.

A maioria dos participantes do estudo considera a Reforma Política, que será tema de campanha a ser lançada pela AMB em 2007, essencial para o desenvolvimento do país. Os magistrados paraibanos estão dentro dessa maioria, como indica a atual enquete do site da AMPB, que aponta 43,3% dos visitantes favorável à Reforma Política como a mais urgente para o Brasil.

"É uma autocrítica muito pertinente. Seria muito ruim que os juízes vivessem em um mundo de fantasia, achando que as prestações de contas das campanhas eleitorais do Brasil são boas", comentou o presidente da AMB, Rodrigo Collaço.

E MAIS

Além disso, 42,2% dos entrevistados consideram "ruim" a repressão da Justiça Eleitoral aos abusos do poder político ou econômico nas campanhas, sendo que 17,7% avaliam como "muito boa".

A pesquisa mostra ainda que 64,1% dos entrevistados são "totalmente favoráveis" à atualização da tipificação dos crimes eleitorais e 65,7% dos magistrados têm a mesma opinião sobre a limitação dos custos das campanhas eleitorais. A maioria dos entrevistados (53,8%) disse ser também "totalmente favorável" à vedação da possibilidade de reeleição para o mesmo cargo no Poder Executivo. Além disso, 46,9% são "totalmente favoráveis" ao voto facultativo no país. Com relação à adoção do financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, os entrevistados têm opinião dividida: 26,9% são "contrários" e 22,2% "favoráveis". "Entendo a divisão de opiniões com relação a esse tema, já que resta uma série de obstáculos a aperfeiçoar. O financiamento público de campanha tem a ver com uma ampla reforma eleitoral que deve ser feita", disse Collaço. A pesquisa foi coordenada pela cientista política da Universidade de São Paulo (USP) Maria Tereza Sadek e será discutida durante o 19º Congresso Brasileiro de Magistrados.





© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253