13/07/2006
Presidente da AMPB participa de reunião realizada pelo TRE-PB para estudar meios de evitar fraudes eleitorais

TRE disponibilizará telefones para população denunciar os ‘abusos’


LÍVIA KAROL ARAÚJO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Abraham Lincoln da Cunha Ramos, disse ontem que todos os juízes e promotores eleitorais do Estado já estão sendo orientados para fiscalizar o cumprimento das regras eleitorais aprovadas recentemente na minirreforma eleitoral. “O tribunal está repassando todas as orientações no sentido que os juízes fiquem alerta a qualquer tipo de abuso”, lembrou.

O desembargador também pediu que os eleitores sejam parceiros da Justiça Eleitoral e atuem como fiscais na campanha que está ganhando as ruas. Lincoln informou que o TRE vai disponibilizar três números de telefone para que os cidadãos possam denunciar abusos e propaganda irregular.

Sobre a segurança das eleições, o presidente do TRE comentou que já convidou o secretário de Defesa Social do Estado e o comandante geral da Polícia Militar para participarem de reuniões setorizadas que serão realizadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. Nesses encontros, segundo o presidente, será analisado o clima da disputa e que medida a Justiça deve adotar.

Abraham Lincoln descartou, mais uma vez, a convocação de tropas federais para as eleições de outubro. “Isso vai depender de como a campanha vai se desenrolar nas principais cidades do Estado. Vamos analisar cada caso antes de tomar uma decisão”, enfatizou.
Entidades discutem combate à corrupção
Entidades públicas e órgãos de fiscalização reuniram-se ontem, no TRE, para definir como será a atuação de cada um deles na campanha de combate à corrupção eleitoral,que está sendo encabeçada pela Ordem dos Advogados do Brasil, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Paraíba, a seccional regional da Ordem está encarregada de colocar a campanha nas ruas.

O encontro contou com as presenças do presidente da OAB no Estado, José Mário Porto, do coordenador de Combate ao Nepotismo da Ordem, João Ricardo Coelho, e do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Marcus Salles. Também estiveram presentes o procurador regional da República, Fábio George Cruz da Nóbrega, e o procurador regional eleitoral, José Guilherme Ferraz da Costa. Do TRE, além do presidente Abraham Lincoln da Cunha Ramos, participaram da conversa o juiz corregedor Alexandre Targino Gomes Falcão e o diretor-geral Anésio Lira da Cunha Moreno.

Segundo José Mário Porto, a OAB vai disponibilizar um número telefônico para que a comunidade possa fazer denúncias de compra de votos ou de abuso de poder político e econômico durante a campanha. Ele enfatizou que o trabalho de acompanhamento das denúncias será feito em parceria com o Ministério Público Eleitoral. Ele espera que os candidatos cumpram a legislação e que procurem manter o bom nível da campanha.

Fábio George Cruz da Nóbrega participou da reunião como representante do Fórum de Combate à Corrupção (Focco). Ele destacou que o cidadão terá um papel fundamental no combate à corrupção, pois tem a função de denunciar as irregularidades cometidas durante a campanha. Fábio George lembrou que o Ministério Público Eleitoral estará aberto para receber as denúncias e investigar os abusos. “Sugiro que os eleitores acompanhem os gastos dos candidatos e não aceitem qualquer proposta em troca de voto”, reforçou. Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do TRE, admite que será difícil eliminar a corrupção eleitoral, mas pede que os eleitores não aceitem qualquer favor em troca de votos. “O cidadão não pode vender sua consciência. Quem compra voto não tem idoneidade moral para representar o eleitor”, reforça. (LKA)





© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253