18/09/2006
Site paraibaonline tem matéria do encontro entre magistrados e candidatos ao Governo da PB

18/09/06 - 17:19
Magistrados e candidatos ao governo do estado discutem metas
Da Redação com Ascom

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) promoveu na manhã desta segunda-feira (18/09) o I Encontro de Candidatos ao Executivo Estadual com a Magistratura Paraibana. Juízes e juízas ouviram as propostas e questionaram a cerca do tema Política Institucional para o Poder Judiciário, Segurança Pública e Sistema Penitenciário.

Todos os candidatos foram convidados, quatro compareceram ao evento: Carlos David Lobão (PSOL), Francisco Carlos Firmino de Sousa (PCB), José Targino Maranhão (PMDB) e Maria de Lourdes Sarmento (PCO). Cada candidato teve 15 minutos para apresentar suas propostas para o Judiciário. Logo após, magistrados e magistradas fizeram questionamentos acerca da temática desenvolvida.

Os pontos mais discutidos foram pagamento de precatórios e o afastamento dos magistrados aposentados do Poder Judiciário. O juiz aposentado Bonifácio Lobo apresentou aos candidatos a preocupação da categoria em relação à discriminação sofrida pelos inativos, já que não recebem seus vencimentos pelo Judiciário, mas através da PBPREV, sendo afastados do seu Poder de origem.

Os quatro candidatos concordaram que a atual situação é de total desrespeito. Já a juíza Agamenildes Arruda levantou a questão do não pagamento dos precatórios. A Paraíba, lembrou Agamenilde, é o único Estado que não cumpre a Constituição e não paga os precatórios. A juíza falou da revolta da magistratura paraibana, ao ver a legislação ser descumprida.

A candidata Lourdes Sarmento disse que o pagamento dos precatórios depende apenas de vontade política, visto que pode-se definir o pagamento no orçamento. O candidato José Maranhão falou que pretende atualizar o pagamento de precatórios, já que é uma obrigação legal. Já Francisco Firmino, afirmou que o sentimento de revolta deve existir, já que, segundo o candidato, o não pagamento se dá devido a irresponsabilidade dos governantes.

O candidato David Lobão não estava presente para se posicionar em relação à questão, visto que se ausentou mais cedo por conta de compromisso assumido previamente. Ao final do encontro, o juiz Marcos Coelho de Salles, presidente da AMPB, entregou aos candidatos uma Carta Aberta aos candidatos, contendo 10 (dez) desafios aos que disputam a liderança da Paraíba.

Marcos esclarece que, “a magistratura não quer nada mais do que o respeito à Constituição”. Todos os candidatos que participaram do encontro acharam o evento de alto nível e muito importante para a democracia.

Para Marcos Salles, presidente da AMPB, o principal objetivo foi atingido, o de estimular o envolvimento do cidadão – e da própria magistratura com a Campanha ELEIÇÕES LIMPAS, a luta dos juízes pela ética na política.




© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253