img
AMB

01/09/2025

Os juízes Alexandre Trineto e Gilberto de Medeiros Rodrigues defenderam as proposituras da magistratura paraibana durante reunião do Conselho de Representantes da AMB, realizada em Florianópolis (SC), dia 27 de agosto. O reforço na atuação institucional da Associação dos Magistrados Brasileiros na defesa das prerrogativas da magistratura e contra a desnaturação da carreira foi um dos destaques do evento.

Foi informado ainda que o projeto de lei da atividade de risco aguarda a análise de veto e que em relação ao projeto da reestruturação da carreira (VTM), a matéria segue em tramitação no Senado, com expectativa de que possa avançar para a aprovação a partir da atuação parlamentar do senador Rodrigo Pacheco.

Entre as conquistas da entidade, o presidente da AMB falou sobre o impacto da permuta entre juízes de direito e sobre as duas primeiras trocas de jurisdição envolvendo os Tribunais de Alagoas, Ceará, Santa Catarina e Goiás.

A vice-presidente de Administração da AMB, Julianne Freire Marques, falou sobre o apoio da entidade aos associados interessados. Nesse sentido, o vice-presidente de Gestão e Planejamento da AMB, Emanuel Bonfim, destacou que a permuta é uma importante conquista do associativismo e um trabalho conjunto de várias gestões.

Em outro destaque da reunião, foi informado que a AMB fará a indicação de dois magistrados da Diretoria da Entidade para a presidência de duas entidades internacionais da magistratura. A primeira eleição ocorrerá para a União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) em setembro. Para essa entidade, a AMB indicou o nome do secretário de Relações Internacionais da AMB e secretário da Direção Executiva da entidade, Geraldo Dutra de Andrade Neto. A UIJLP é integrada, além da AMB, por entidades da magistratura de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Também neste segundo semestre está marcada a eleição para a presidência da União Internacional da Magistratura (UIM), maior entidade internacional da magistratura. Para essa entidade, a AMB está indicando para a presidência o secretário-adjunto da Secretaria de Relações Internacionais, desembargador Walter Barone. A UIM é integrada por magistrados de 92 países.

Sobre as indicações para a presidência dessas duas importantes entidades internacionais da magistratura, em composições que vêm sendo feitas há anos e com chances reais de vitória, o presidente da AMB disse que a entidade vive um grande momento.

Coordenadoria Estadual

Já a reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual, realizada dia 28 de agosto, os representantes da AMPB e demais participantes discutiram prestação de contas da AMB; XXV Congresso Brasileiro da Magistratura; Código de Ética da AMB; Eleições da AMB e estratégias de comunicação para mostrar o poder transformador da magistratura.

“Nosso objetivo é que as assessorias estejam próximas da AMB para garantir uma comunicação mais efetiva. A ideia é mostrar o impacto transformador que as decisões — cíveis, criminais ou fazendárias — geram na sociedade. Queremos mostrar como a atuação das magistradas e dos magistrados transformam vidas e a sociedade", destacou.

A primeira ação de comunicação nesse sentido será lançada durante a comemoração dos 76 anos da AMB, em 10 de setembro.

Os detalhes da campanha foram apresentados pela coordenadora de Comunicação da AMB, Carollina Andrade, que destacou o papel das lideranças regionais.

“É fundamental que os presidentes das associações estejam próximos das assessorias. Só assim conseguiremos identificar e divulgar casos que merecem visibilidade e reconhecimento da sociedade”, disse.

As associações estaduais receberão um formulário de pesquisa para mapear a estrutura de comunicação das entidades regionais, fortalecendo ainda mais os laços entre a AMB e suas filiadas.
Além do debate sobre comunicação, os magistrados discutiram estratégias para a valorização permanente da magistratura e reforçaram o papel central das entidades associativas, cuja capilaridade alcança todo o Brasil.
​​​​​​​
Fonte/Autor: Com informações da AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros