img

17/11/2025

A Associação dos Magistrados da Paraíba parabeniza a nova gestão eleita para conduzir os rumos da magistratura nacional durante o triênio 2026/2028. Eleita neste dia 14 de novembro, a chapa "Combatividade, Coragem e União" tem como presidente a juíza Vanessa Mateus e conta com representatividade paraibana em sua composição: o juiz Alexandre Trineto, ex-presidente da AMPB que agora será um dos vice-presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros. Os magistrados e magistradas associados AMB elegeram a nova chapa com votação recorde de 8.715 votos válidos. A posse ocorrerá próximo dia 17 de dezembro.

Nesta eleição, os integrantes das 38 associações filiadas puderam votar por carta, pela internet ou presencialmente. Do total de votos válidos, 6.717 foram registrados eletronicamente e 1.998 por cédula. Houve ainda 128 votos brancos pela internet e 46 na modalidade presencial; os votos nulos somaram 10.

Vanessa Mateus sucederá o magistrado Frederico Mendes Júnior, que encerra em dezembro a gestão 2023-2025.

A magistrada eleita agradeceu os votos recebidos e destacou como pretende conduzir a entidade:

"Agradeço profundamente a confiança da magistratura brasileira. Este resultado celebra a força de uma classe que acredita na união, na independência e no respeito ao nosso trabalho. Recebo cada voto com humildade e com a consciência de que este é um compromisso que exige dedicação diária e escuta permanente.”

"Assumo a missão de conduzir a AMB com coragem, diálogo e sensibilidade institucional, para que a voz da magistratura seja efetivamente ouvida em todos os espaços de decisão do país. A nova diretoria trabalhará para assegurar que as necessidades dos juízes — estruturais, remuneratórias e institucionais — sejam reconhecidas e atendidas com responsabilidade e firmeza. Afinal, as garantias da magistratura são garantias da cidadania.”

A juíza enfatizou ainda o caráter coletivo do trabalho:

"Este é o compromisso que assumo: fortalecer a independência judicial, consolidar as pautas remuneratórias, proteger as garantias da magistratura e construir um futuro de alinhamento nacional. Cada colega deve saber que a AMB está presente, atuante e vigilante. A vitória é de todos, e o trabalho que iniciaremos agora também será compartilhado.”

Maturidade institucional

O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou a unidade da magistratura e o fortalecimento do associativismo.

"O resultado divulgado hoje reafirma a maturidade institucional da magistratura brasileira. A escolha por uma chapa única demonstra que estamos unidos em torno dos mesmos propósitos e de uma agenda comum para fortalecer a Justiça. A magistratura fala em harmonia porque reconhece que, juntos, avançamos mais.”

O presidente também ressaltou o preparo e a capacidade da juíza Vanessa Mateus:

"A presidente eleita, Vanessa Mateus, e toda a nova Diretoria representam a convergência de ideias, compromissos e responsabilidades. Tenho plena confiança de que conduzirão a AMB com diálogo, firmeza e sensibilidade para atender às necessidades reais de magistrados e magistradas. A AMB permanece coesa, comprometida e preparada para seguir avançando.”


A organização das eleições e a apuração dos votos foram conduzidas pela Comissão Eleitoral, presidida pelo desembargador Roberval Belinati, vice-presidente do TJDFT e ex-presidente do TRE-DF.

Ao proclamar o resultado, o magistrado lembrou que a AMB é a maior associação de magistrados do mundo:

"A magistratura brasileira está unida, incentivada e estimulada”, afirmou, ao comentar a votação recorde.

Estamos felizes com a vitória da juíza Vanessa Mateus e da sua Diretoria, e esperamos muito trabalho e continuidade em relação à gestão do presidente Frederico Mendes Júnior”, completou.

Perfil

Magistrada desde 2000, Vanessa Mateus é titular da 8ª Vara Cível Central de São Paulo. Na Apamagis, exerceu diversos cargos de liderança e, em 2020, tornou-se a primeira mulher a presidir a associação em mais de 70 anos de história — sendo reeleita para o biênio 2022-2024. Atualmente, exerce a função de coordenadora de Justiça Estadual da AMB, da qual se licenciou para disputar o pleito.

A presidente eleita agradeceu o apoio dos associados, da Comissão Eleitoral, do presidente Frederico Mendes Júnior e dos integrantes da chapa, afirmando que a nova diretoria está pronta para fortalecer a Magistratura.

 
Fonte/Autor: Com informações da AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros