Durante um café-da-manhã, realizado no último dia 30 de novembro, na sede do Sindifisco-PB, os integrantes do Fórum Paraibano dos Servidores Públicos entregaram um documento ao senador, Roberto Cavalcanti, e ao deputado federal, Manoel Júnior, no qual solicitam apoio à aprovação das PECs 270/2008 e 555/2006. As matérias tratam da paridade e integralidade para aposentados por invalidez (270) e do fim da taxação de inativos (555). O juiz Antônio Silveira Neto, presidente da AMPB, acompanhou a entrega do manifesto aos deputados.
Os dois representantes garantiram apoio à luta empreendida pelo Fórum e manifestaram boa vontade no encaminhamento no Congresso Nacional. Inclusive o Senador Roberto Cavalcanti se comprometeu em ler o documento em plenário com o respaldo de todas as entidades que o assinam como forma de legitimá-lo. "Sei que é uma luta séria, pois o Sindifisco tem tradição. Inclusive, vejo-o atuando no Congresso Nacional. É um Sindicato que tem plena consciência de sua força e está lutando, junto a outras entidades, por pleitos verdadeiros, autênticos", disse.
O deputado Manoel Junior afirmou que está com os servidores públicos e vai fazer da mobilização um instrumento de luta. Ainda sugeriu aos servidores que enviassem informações para subsidiá-lo na formulação de projetos na Câmara. "Muitas vezes os parlamentares são carentes desse embasamento que os servidores dispõem", cobrou. Ele reafirmou que vai lutar pelas PECs e relatou a pressão do Governo Federal sobre os aposentados.
Antes da entrega do documento, os servidores relataram projetos que tramitam no Congresso Nacional que dizem respeito a cada categoria representada no evento. Um ponto comum na fala de todos foi o sentimento de indignação com a política adotada pelo Governo Federal para com os servidores públicos.
Na avaliação do presidente do Sindifisco-PB, Manoel Isidro, o trabalho já surtiu efeitos positivos, com a adesão ao Fórum de Mobilização de mais de quarenta entidades do serviço público.
Quem também participou do café-da-manhã foi o deputado estadual, João Gonçalves, que, a pedido de Manoel Isidro, se comprometeu em requerer à Assembleia Legislativa uma audiência pública para que os parlamentares e os servidores pudessem discutir o assunto. Segundo João Gonçalves é preciso que os demais parlamentares assumam, pessoalmente, o compromisso com os servidores.
A presidente da API, Marcela Sitônio, parabenizou o Sindifisco pela iniciativa. "A API entende que é necessária a mobilização. Sabemos das dificuldades, mas não podemos desanimar", incentivou. Para Manuel Leite, do Sintasp, este é um movimento legítimo, que reorganiza a luta dos trabalhadores na Paraíba.
Entidades que subscreveram o documento: Sindifisco-PB, Apfip, Apfip, SSPC/PB, Sinsipep, Sindecon, Afrafep, Asip, Aspep, Sindap, SinPRF-Pb, Asserder, Corecon-PB, Sindecom, Sindsprev-PB, Sindicontas. Sintasp, Sinap, Afim, Sintefet, Sinpol, Sindepol, Afaep, Sintesp-PB, Sinsder-PB, Aafep, API, Adufpb, Unafisco e Sindifim-JP.
FONTE: Ascom do Sindifisco-PB
Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube