Nesta semana especial do Dia Nacional da Adoção, a Associação dos Magistrados Catarinenses lança uma campanha para explicar como funciona o caminho que leva à adoção, desde a abertura do processo de habilitação dos adotantes até a emissão da nova certidão de nascimento do adotado.
São seis vídeos que têm o objetivo de mostrar que o Poder Judiciário conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para garantir segurança jurídica e psicológica para pais e filhos. Cada vídeo detalha um aspecto do processo de adoção a partir de explicações dadas pelos profissionais do Poder Judiciário responsáveis por atuar nesse tipo de processo.
A diretora de Família, Infância e Juventude da AMC, juíza Ana Paula Amaro da Silveira, é uma das idealizadoras da campanha. Ela destaca a importância da sociedade saber que o papel do magistrado da infância é garantir a segurança para os envolvidos, especialmente para para a criança. “O magistrado trabalha para que ocorra um final feliz. Para que aquela criança envolvida no processo tenha de volta o afeto de pai e mãe”.
Participaram das gravações as juízas Joana Ribeiro e Ana Paula Amaro da Silveira, o promotor de Justiça Marcelo Wegner, a assistente social e a psicóloga da vara da Infância de Joinville, Julia Cristina Vicenzi e Francine Cassol. A produção conta ainda com a participação de sete adotantes e pretendentes à adoção – Gabriela Xavier da Costa, Leonardo Oliveira da Costa, Karen Lopes, Eliezer Lopes, Claudia Marques, Antônio César Böhm e Simone Marques – além da diretora do Instituto Hope, Michelle Hirakuri, e da psicóloga do Lar São Vicente de Paulo, Adjane Tiscoski.
Todos os vídeos estão disponíveis no canal da AMC no Youtube, nos links abaixo: