28/06/2022
Centro de Inteligência e Inovação do Poder Judiciário da PB dá início à elaboração de notas técnicas Foto da reunião do Centro de Inteligência e Inovação do Poder Judiciário


Integrantes do Centro de Inteligência e Inovação do Poder Judiciário da Paraíba iniciaram os trabalhos para a elaboração de notas técnicas que servirão de base para a atuação de magistrados e servidores junto ao Centro. O órgão foi instituído pelo Ato da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba nº 69/2021, assinado pelo Presidente, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. 

Durante encontro ocorrido no dia 21, conduzido pelo coordenador-adjunto do Centro, juiz Jeremias Melo, em substituição ao coordenador, Desembargador Leandro dos Santos, que não pode participar em razão de compromissos na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), ficou decidida a realização de uma capacitação sobre a utilização de recursos em ambientes inovatórios, voltada aos membros laboratoristas, que fazem parte do Centro, e aos demais servidores do Tribunal de Justiça. O curso será ministrado pela Escola Superior da Magistratura (Esma), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB),

“O Centro entra numa nova fase de estruturação, de fluxo de trabalho relacionado à implementação da cultura institucional em ambiente inovador, com vistas a prestação de uma jurisdição mais eficiente, bem como, de definição de parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, especialmente, a academia, para a propulsão de convênios em torno desta temática inovadora no ambiente do Poder Público”, ressaltou Jeremias Melo. 

O juiz-corregedor Fábio José de Oliveira Araújo comentou que a reunião foi importante para o estabelecimento de uma política de inovação em favor do processo judicial. “Política essa que aumentará a qualidade do serviço e sua efetividade, em prol de uma justiça mais qualificada”, enfatizou.

O diretor Jurídico do Tribunal de Justiça, Thiago Bruno Nogueira Alves, explicou que o Centro de Inteligência e Inovação do Poder Judiciário da Paraíba tem o propósito de, por meio de uma visão plural, construída coletivamente pelos agentes que o compõe, buscar soluções para os diversos problemas enfrentados pelo Poder Judiciário, seja na sua atividade-fim, seja na atividade-meio. 

Ele acrescentou, ainda, que o encontro realizado fixou as balizas para os próximos passos a serem trilhados, elegendo matérias que serão objetos de notas técnicas, as quais nortearão os trabalhos desenvolvidos por juízes e servidores. “A avaliação do encontro é bastante positiva e demonstra que o Tribunal de Justiça da Paraíba está no rumo certo para o enfrentamento dos problemas sistêmicos, atuando estrategicamente, inclusive com diálogos interinstitucionais”, realçou Thiago Alves. 

Durante a reunião foram apresentados três situações de problemas, as quais serão analisadas pelo grupo de trabalho, no sentido de encontrar soluções inovadoras e, por consequência, ser emitida uma nota técnica para resolver o problema no âmbito do Judiciário estadual, conforme explicou a gerente de projetos e gestão estratégica, Ana Caroline Leal de Vasconcelos. 

“Eddy Marney e Washington Aquino ficaram responsáveis por desenhar o fluxo de trabalho do Centro de Inteligência e Inovação, para que seja elaborado o Regimento Interno do Centro, de forma que possamos abrir o canal de procedimento dessas demandas, que são as situações de problemas”, disse Caroline Leal.

Integram, também, o Centro de Inteligência e Inovação do Poder Judiciário paraibano o juiz auxiliar da Presidência, Euler Paulo de Moura Jansen, os magistrados Alírio Maciel Lima de Brito, Francisco Thiago da Silva Rabelo, Pedro Davi Alves de Vasconcelos, o diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson, o gerente de Pesquisa Jurídica, Washington Rocha de Aquino, o gerente de TI da Corregedoria-Geral de Justiça, Alberto Marcus Risucci de França Costa e a servidora membro do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do TJPB, Eddy Marney Queiroga da Nóbrega.

TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253